quarta-feira, 30 de abril de 2014

Santa Catarina de Sena



Foi no seio da Igreja hierárquica que o Senhor depositou o seu mais precioso tesouro. Assim bradava a jovem Catarina de Sena, Doutora da Igreja
Por Fabiano Farias de Medeiros

HORIZONTE, 29 de Abril de 2014 (Zenit.org) -
 Catarina nasceu no dia 25 de março do ano 1347 Catarina na cidade de Siena na Itália. Foi a vigésima-quarta filha da família. Seus pais eram Giacomo di Benincasa e Lapa Piagenti, uma família burguesa e muito católica. Desde cedo elevava o pensamento para as coisas de Deus, mesmo sem poder estudar e de frágil estatura, seu oração almejava com coragem a vivência dos santos.
Ao completar sete anos de idade, fez o voto de castidade, mesmo diante do desejo de sua mãe que se casasse ela se manteve firme no propósito e ia alimentando sua alma de orações, jejuns e penitências. Aos quinze anos decidiu ingressar na Ordem Terceira de São Domingos onde permaneceu enclausurada por muitos anos, vindo a deixar esta condição somente no ano 1374 quando pôs-se a cuidar e acolher os pobres e enfermos, vítimas de uma tenebrosa peste que assolou a região. No ano seguinte na cidade de Pisa, Catarina recebe em seu corpo os estigmas de Jesus Cristo.
O Senhor confirma no coração de Catarina o impulso missionário e ela continua o forte trabalho junto aos mais necessitados e agora tendo de enfrentar o grande desafio de uma ruptura que surgia no coração da Igreja. Conhecido com o Cisma do Ocidente, este episódio de disputa política entre os membros do clero findou por chegar ao papado que foi assolado por grandes disputas, renúncias e divisões. Catarina soube do exílio do Papa em Avinhão e partiu em sua defesa escrevendo e ditando cartas, documentos e realizando diversas viagens que resultaram na segurança do retorno do Papa à Roma que ainda passaria por outro grande abalo semelhante o qual exigiu de Catarina nova e enérgica atuação. Findou por restabelecer a paz em 1377 e ver a sua amada Igreja e clero tomarem o caminho determinado por Deus.
Após estes acontecimentos, Catarina veio a falecer em Roma no dia 29 de abril de 1380. Antes de sua morte pronunciou: “Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja”. Foi sepultada na Igreja de Santa Maria da Minerva. Foi beatificada pelo Papa Pio II em 29 de Junho de 1461 e canonizada em 04 de Outubro de 1970 pelo Papa Paulo VI que a proclamou Doutora da Igreja. Em 2000 o Papa João Paulo II proclamou Santa Catarina de Sena co-padroeira da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário