segunda-feira, 29 de julho de 2013

COMO O JOVEM PODE SER DISCÍPULO MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO



 O Papa Francisco em seus discursos na JMJ2013, muitas vezes citou o Documento de Aparecida para dar ênfase ao seguimento de Jesus como seu discípulo missionário. O lema da JMJ  “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”(Mt18,19), é um incentivo a novas atitudes, a busca de uma conversão.
Jesus chamou os jovens, o Papa pediu  que sejam protagonistas da evangelização. . E a juventude católica está convocada agir como discípulo missionário de Jesus Cristo.
Mas para ser missionário é preciso primeiro ser discípulo, e para ser discípulo é necessário conhecer Jesus, encontrar-se com o Mestre. Pois o discípulo nasce do encontro forte e pessoal com Jesus. Um encontro que mexe e remexe no intimo do ser, que desperte a paixão por Jesus e provoque uma transformação,  e cria vínculos à sua pessoa e  compartilhar a vida com Cristo..
O encontro com Jesus provoca um sentido profundo de vida, e ser amigo de Cristo é conhecê-lo intimamente. E tudo isso  faz com que cada jovem   inspire-se na pessoa do Mestre e busque assumir uma nova postura, uma nova visão.
Essa proximidade com Jesus provoca no jovem um novo modo de ser e agir, de relacionar-se e de ver as outras pessoas.
Portanto o discípulo nasce do encontro com o Mestre, a experiência do encontro com Jesus provoca uma conversão pessoal, desperta no coração um novo ardor missionário, que impele a anunciar sua Palavra.
Essa vida nova  em Jesus se manifesta em todas as dimensões da vida humana, ou seja: pessoal, familiar, social, cultural... É uma adesão integral a Cristo Jesus e seu Projeto do Reino de Deus.
O discípulo, pela intensidade da experiência feita com Cristo e pela conseqüente adesão a Ele, transforma-se em missionário que vai em busca de outros para conduzir a Ele”(Dom Cláudio Hummes)
Como discípulo missionário o cristão testemunha, anuncia e propaga o Reino de Deus na humanidade, para que o Evangelho de Jesus Cristo penetre e transforme a vida das pessoas  que acolhem a fé.
O Documento de Aparecida (18) “diz que conhecer Jesus pela fé é nossa alegria, segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor confiou ao nos chamar e escolher.”

        Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário