sexta-feira, 19 de julho de 2013

O SONHO DE DEUS - PROJETO DE JESUS




      

O Sonho de Deus é possível de ser realizado. Jesus, com a sua maneira de ser, agir e de conviver com as pessoas, mostra o que é concretizar o Sonho de Deus.
Para compreender Jesus e o seu Projeto é preciso conhecer um pouco de sua vida, o lugar onde viveu, a realidade de sua época, e costumes do povo.
A vida em Nazaré na Galiléia.
Jesus viveu aproximadamente 30 em Nazaré, lá cresceu em estatura e graça. Aprendeu com a vivencia no meio do povo, entre pessoas pobres e simples, mas um povo muito religioso e praticante. O povo de Nazaré cumpria os compromissos religiosos. Era costuma nas famílias a oração diária, uma visita semanal à sinagoga e uma vez por ano uma peregrinação ao templo em Jerusalém.
 Acreditavam que o mundo repousa em 3 colunas: a Lei de Deus, o Culto e a Caridade.
AS AUTORIDADES RELIGIOSAS:
- os fariseus procuravam a observância da pureza.
- os escribas, doutores da lei, ensinavam a lei nos mínimos detalhes.
- os sacerdotes exerciam o culto no Templo.
- o povo achava que as doenças eram causadas por maus espíritos.
- que o sofrimento era castigo de Deus.
Só com a pureza legal é que podiam comparecer ao Templo, diante de Deus e receber as bênçãos. Custava caro a purificação. Para os pobres era muito difícil manter-se puro, pois era impossível trabalhar e manter-se puro. Assim muitos ficavam marginalizados e excluídos, observavam os preceitos, mas não eram rigorosos, comiam sem lavar as mãos, arrancavam espigas no sábado, se estavam com fome. Convivam com os pagãos. Era um povo que tinha bom senso, não se importado com as criticas dos fariseus.
 Jesus vivia no meio de um povo dividido, pois havia muitos conflitos e tensões sociais entre grupos de tendências políticas diferentes. As classes sociais eram bem definidas, mesmo no templo.
 E esse povo esperava “aquele” que iria libertá-los como os profetas haviam anunciado.
A Galiléia era governada por Herodes Antipas, filho de Herodes. Na época havia pesados impostos e do que produziam pouco sobrava, e povo ficou empobrecido e sem condições de observar a lei, assim  ficavam afastados de Deus, e eles sofriam por causa desta situação.
 O Templo era usado para ganhar dinheiro, pois as Autoridades religiosas já não defendiam o que Deus queria, a Lei anulava a vida e as normas de pureza legal pesavam sobre o povo pobre. A religião não promovia a vida do povo.
 É a partir dessa realidade dura e sofrida que Jesus vai discernir a ação do Espírito de Deus, descobrir a sua Missão e anunciar a Boa Nova do Reino.
Jesus anuncia a Boa Nova.
João Batista foi precursor de Jesus, e é visto como um profeta, pois anuncia a liberdade dos oprimidos e pede mudanças no modo de viver.
Para Jesus, a prisão de João Batista foi o sinal de Deus de que o Reino tinha chegado: “Esgotou-se o tempo. O Reino de Deus chegou. Mudem de vida.”  O que todos esperavam já estava ali, mas não o percebiam. É esta presença escondida do Reino no meio do povo que ele quer anunciar e revelar aos pobres e excluídos de sua terra.
Jesus reúne multidões, e ali ele acolhe a todos sem descriminação, cura os doentes, expulsa os maus espíritos, consola os tristes, confraterniza com eles. Jesus quer ajudar o povo, assim convoca um grupo e o prepara para a mesma missão. Revela uma paixão pelo Pai e pelo povo abandonado.
Jesus anuncia a Boa Nova nas sinagogas, em casa de amigos, na praia, no deserto, na montanha, nas praças e no Templo. Anuncia o Reino de Deus e também da o testemunho vivi dele. Revela qual é o Sonho de Deus.
O impacto da Boa Nova do Reino.
              Jesus fala de coisas novas, e duas coisas causam impacto ao povo:
1-     o jeito novo de ensinar.
2-    o poder que saia dele para purificar.
   A  Boa Nova, trazida por Jesus, mexia com o povo, pois “ ensinava com autoridade”, mexia também com as colunas centrais da Religião oficial , o ensino e a pureza, e incomodava as autoridades religiosas, os escribas e fariseus.
  O povo percebeu a diferença, ficou admirado e gostou do que Jesus dizia, mas os fariseus respondiam que era “blasfêmia”, “ que Jesus tinha o demônio no corpo”, “ como com os pecadores”. A pregação de Jesus mostrava a hipocrisia e o erro das autoridades.
 Jesus possibilitou ao povo alcançar a pureza e em condições de se colocar diante de Deus, foi uma libertação. Devolveu ao povo a vontade de viver, sem medo de ser feliz.
Conseqüências da missão de Jesus.
 Por causa da Boa Nova, Jesus entrou em conflito, tanto com a religião oficial da época, como com a política do governo e foi condenado por ambos.
Vamos ver:
·        Para realizar a sua missão, Jesus se colocou na contramão, em defesa da vida. Numa sociedade que exclui e marginaliza as pessoas, a mensagem da vida, da igualdade, da justiça e fraternidade só pode seguir se for na contramão.
·        Entrou em conflito com a religião oficial porque impunha ao povo uma infinidade de normas e leis, que marginalizava os pobres. Jesus queria que todos tivessem vida plena, que a fé em Deus fosse um motivo de alegria para o povo.
·        Jesus criticava a política do governo porque ela desintegrava a      comunidade. Jesus promovia a partilha, a solidariedade e a fraternidade, insistindo na vida em comunidade.
Jesus chama para segui-lo
 Para atender o chamado de Jesus é preciso decisão e compromisso, deve haver uma mudança de vida, uma verdadeira conversão, acreditar na Boa Nova.
É preciso amar a Jesus, e deixar tudo para segui-lo. Aceitar o chamado de Jesus é encontrar um tesouro. É começar tudo de novo, uma nova vida na família, na comunidade.
 Para ser seguidor de Jesus é preciso imitá-lo, nas suas atitudes, nas suas práticas. A pobreza marca a vida dos seguidores, devem confiar no povo e não se preocupar com dinheiro, ter seriedade na administração dos bens, e ter opção pelos pobres.
 A comunidade, ensaio do Reino.
 Na comunidade de Jesus todos eram irmãos, a base da comunidade é igualdade e fraternidade, há partilha, são amigos e não empregados, há oração, são felizes.
  Estas são marcas na comunidade de Jesus que é sinal do Reino de Deus para o mundo. É a verdadeira experiência de Deus.
 A morte de Jesus deixou os seus seguidores frustrados, ficam aflitos e chorosos. Com a morte de Jesus eles morreram também “ nós esperávamos que ele fosse o libertador...”
 Mas a ressurreição de Cristo é a confirmação do poder de Deus sobre a morte.
Por isso  todas as comunidades vão nascer, crescer e testemunhar essa verdade central do Evangelho.
 A vida de Jesus, toda em obediência ao Pai e a serviço do povo, é vida vitoriosa.
 Ainda hoje para sermos testemunhas fiéis da ressurreição é necessário lutar pela vida, andar na contramão da sociedade, buscar a justiça para alcançar a paz.
      
 O mesmo Jesus que viveu na Palestina, que acolhia os pobres e era para eles a revelação do Pai, este mesmo Jesus continua vivo no meio de nós, nas nossas comunidades. Com ele continuaremos na contramão da sociedade, em defesa da vida.
 Jesus viveu para tornar realidade o Sonho de Deus. O seu projeto de vida foi implantar aqui  e agora o Reino de Deus, a felicidade para o povo através do amor.

Jesus nos amou até o fim. Por amor a  Jesus precisamos ser fieis ao seu projeto, aos seus ensinamentos e ser seu seguidor.
                                           Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário