terça-feira, 22 de outubro de 2013

ROMARIA A NOSSA SENHORA CONQUISTADORA - Padroeira da Diocese de Uruguaiana - RS



22ª ROMARIA DIOCESANA
Caros diocesanos. Estamos para celebrar a 22ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora, a realizar-se no dia 27 de outubro próximo. Em 2012 tivemos dia chuvoso e seguimos o “plano b”, celebrando nas quatro Igrejas Matrizes da cidade, o que também foi avaliado como muito positivo. Em 2013, esperamos poder novamente formar a grande família diocesana, como irmãos e irmãs, reunidos por Maria, caminhando para o Santuário, local do momento alto, quando celebraremos a Eucaristia, precedida pela recepção da réplica da cruz da JMJ, levada pelos jovens, e da bênção do novo mosaico de nossa Mãe Conquistadora. De ano para ano, temos algo novo que nos surpreende ao nos aproximarmos do local do Santuário. Nesta 22ª romaria pretendemos caminhar pelas ruas de nossa cidade e igualmente inaugurar com nossos próprios passos o asfalto da, agora chamada, Rua Dom Augusto Petró, ao longo do Santuário. Os caminheiros são profundamente gratos ao poder executivo da cidade por este gesto de apoio e serviço ao santuário. À medida que formos chegando ao Altar Monumento, nós veremos Nossa Senhora Conquistadora, apresentada em grande e colorido mosaico de cerâmica, que identifica a quem estamos dedicando esse local sagrado. O quadro evoca também sua origem missioneira, a partir da representação dos três Mártires das Missões: Santos Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, primeiros portadores da imagem de Nossa Senhora, já em 1626, afim de conquistar para Jesus os nativos desta terra.
O belo quadro não possui moldura, porque, ora o céu azul ou nublado a representa; ora o verde da natureza o circunda; ora somos nós diocesanos que formamos um contorno vivo e cheio de fé, como nos momentos de romaria. Sem nossa presença e do mundo criado, o quadro permanecerá inacabado. Sim, Maria não quer ficar sozinha; ela quer junto a si os filhos e filhas, reunindo-os em família para conduzi-los ao encontro de Jesus Cristo. Que ela continue a nos cativar, a nos atrair, a nos conquistar, como nos primórdios da difusão do cristianismo nestas Terras da Fronteira Oeste. Novamente haveremos de cantar com convicção e alegria: “Neste Pampa abençoado, desde outrora, Conquistando os nativos desta terra, Com carinho cuida hoje, ó Senhora,Deste povo que Te ama e em Deus espera. /:Salve, Salve, ó Mãe! Salve, Conquistadora!:/
Neste Ano da Fé, guiados pelo lema: “Com a Mãe Conquistadora anunciamos a Boa Nova 
em nossa Terra Santa”, a Virgem Maria nos anime na missão de evangelizar em nossas comunidades, pastorais, serviços, movimentos, associações, escolas, cidades, campos e demais ambientes. Ela foi a primeira e mais fiel discípula missionária de seu Filho Jesus, tornando-se nosso modelo de fé e nossa intercessora.
Está chegando o grande momento mariano da Diocese de Uruguaiana. Motivemo-nos uns aos outros, convidemos nossos familiares, amigos e vizinhos para caminharmos juntos com a Mãe Conquistadora, ao encontro de seu Santuário. Neste local sagrado escutaremos a Palavra de seu Filho e celebraremos a Eucaristia, momento alto de nosso peregrinar ao encontro do Senhor. Ao término da celebração da 22ª romaria, será lançada especial campanha para construção da Capela de Nossa Senhora Conquistadora, no local do Santuário. Com a gentil colaboração da Família militar, teremos novamente disponível o espaço, junto ao 22º GAC, para sombra, alimentação, show musical e Bênção do Envio. Aos colaboradores, gratidão e bênçãos!
No dia 27 de outubro, às 08h e 30 min, em frente à catedral, guiados pela réplica da Cruz Peregrina da JMJ, venham caminhar conosco e com a Mãe Conquistadora para o local do Santuário, sempre mais lindo, porque sempre mais de Maria e nosso!
Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana

2 comentários:

  1. "Em triunfo de mil esplendores / transformou-se a cidade em Tabor; / sobre um trono de luz e de flores, / brilha a Hóstia de Nosso Senhor; HÓSTIA SANTA, MISTÉRIO QUE ENCERRA / CORPO E SANGUE DO FILHO DE DEUS / DERRAMAI VOCAÇÕES SOBRE A TERRA / COMO BÊNÇÃOS DIVINAS DO CÉU. O Uruguai vos bendiz deslizando / qual se fôra eternal procissão; / pelos pampas sem fim galopando / reza o vento uma eterna oração."

    ResponderExcluir
  2. ´´O Maria, nossa Mãe Conquistadora,/ Junto a Ti ação de graças e louvor./ Elevemos à Trindade, a toda hora/ Realizou-nos maravilhas o Senhor.
    SALVE, SALVE, ó MÃE!
    SALVE, CONQUISTADORA;
    Neste pamapa abençoado desde outrora/ Conquistando nos nativos desta terra/ Com carinho cuida hoje, ò Senhora/Deste povo que te ama e em Deus espera.
    ......
    Hino da Romaria letra de D. Aloisio Dilli

    ResponderExcluir