domingo, 21 de julho de 2013

A FINALIDADE DA CATEQUESE

                                                       

A catequese quer  estabelecer um compromisso comunitário, através de uma 
participação ativa, apresentar Jesus Cristo, sua vida e sua Igreja. e levar a
 tornar-se discípulo de Jesus
  “ Por obra da catequese, as comunidades cristãs adquirem conhecimento mais profundo e vivo de Deus, seu desígnio salvifico, que tem seu centro em Jesus Cristo.”(DGC 21)
  A catequese tem por meta “ capacitar os discípulos de Jesus Cristo para estar presente como cristão na sociedade, na vida profissional, cultural e social.” “ O cristão encontra-se com Deus na Igreja, corpo de Cristo, e em uma Igreja enviada  ao mundo para lhe anunciar com palavras e com obras a salvação de Jesus.” (Dicionário Catequético)
“ No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré e a vida cristã consiste em seguir a Cristo.”(DC)
 Portanto a catequese deve levar ao seguimento de Jesus Cristo, e segui-lo é deixar-se cativar por seu olhar, pensar e agir. É buscar uma intimidade com Cristo, ou melhor, é fazer comunhão com Jesus Cristo.
 Mas essa comunhão  deve ser também com o Pai e com o Espírito Santo, fazer comunhão com a Santíssima Trindade. Comunhão também com os irmãos para ficar de fato inserido na comunidade.
O catequizando precisa criar vinculo com Jesus e sua Igreja, e por isso a catequese deve estar centrada na pessoa de Jesus Cristo, para poder cumprir a meta catequética que é gerar pessoas religiosas, vinculadas a Jesus e seu Projeto, vinculados ao Pai e ao seu sonho e ao Espírito Santo e sua ação.
Pessoas com a capacidade de descobrir os seus dons e colocá-los a disposição da comunidade de fé. Pessoas sensíveis a Palavra que  saibam refletir e agir de acordo  com ela, capazes de realizar a fraternidade e a solidariedade .
Portanto, na catequese, Jesus Cristo nos reúne, para participar na sua Igreja, e nos tornar a família de Deus no mundo com o sentimento de irmandade e missionariedade. 
Se a catequese conduzir à união, à sintonia   com a Trindade Santa e com os irmãos estaremos realizando a vontade do Pai. Assim a catequese tem como meta a confissão de fé. “ Confessar a fé em Cristo é aderir incondicionalmente a pessoa de Jesus Cristo, no qual o Pai nos comunica o seu Espírito e manifesta com palavras  e obras   essa adesão sem reservas, dentro da comunidade eclesial e no meio do mundo.” (DGC66)   A finalidade da ação catequética consiste precisamente nisto propiciar vida explicita e operante de fé.  
Então se a catequese tem o objetivo de comprometer na profissão de fé, deve ter e dar condições para isso. E a educação da fé, ou melhor, de uma mentalidade de fé é necessária. Pois através da educação a pessoa vai adquirindo uma nova mentalidade, uma nova maneira de agir, muda seu comportamento até atingir uma fé madura e que saiba discernir a vontade de Deus.
É preciso educar para: ver, sentir e agir como Cristo. Para pensar, viver e amar como ele amou.
 Portanto a catequese tem a finalidade de transformar a pessoa e a realidade que ela vive, levando a conversão, a uma mudança radical de vida.
                                                                                Maria Ronety Canibal

                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário