quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Santa Catarina de Alexandria



"Sou esposa do Rei Altíssimo, o Salvador do mundo. Eis o anel pelo qual o Senhor Jesus me declarou sua esposa", dizia Catarina

- “A fama de Santa Catarina de Alexandria sobrevive na devoção crista e no nome de muitas igrejas em todas as partes do mundo” dizia o Papa João Paulo II referindo-se à Santa que nasceu em meados do século III em Alexandria filha do Rei Costus e Sabinela. Educada em esmerada didática, aos 13 anos já era mestra em diversas artes. Após a morte do Rei, Sabinela e Catarina partiram para a Cilícia onde encontraram o eremita Ananias que lhes anunciou a fé cristã. Catarina permanecia irredutível em seu paganismo e para dar-se em casamento exigia que fosse alguém superior a ela em beleza, dignidade, riqueza e inteligência.

Catariana e sua mãe tiveram um sonho profético que foi interpretado por Ananias como sendo Jesus o pretendente a desposar a jovem. Ela então decidiu abraçar a fé e foi batizada. Certa vez em oração o Senhor a presenteou com um anel selando sua pertença. Sua dedicação à oração, contemplação e estudo da palavra era profunda ao que ela dizia: “Ó pecadora, como perdi meu tempo nas trevas dos livros profanos”! Retornaram para Alexandria e pouco tempo depois sua mãe faleceu. Catarina decidiu então fazer de sua casa um local de formação cristã. Acolhia os doentes e da fortuna de seu pai usava para ajudar os pobres. Sua fama chegou ao conhecimento do Imperador Maximiano, um dos grandes perseguidores dos cristãos e seu filho Maxêncio promoveu um debate público e prometeu grande fortuna para quem combatesse Catarina e a retirasse da fé cristã. O preparo de Catarina e o auxílio do Espírito Santo lhe renderam vigorosa vitória sobre os sábios, vindo inclusive a convertê-los ao Cristianismo.

Maxêncio ordenou a prisão de Catarina e tentou por diversos meios persuadi-la a abandonar a fé cristã e casar-se com ele. A jovem refutava todas as suas investidas sempre exaltando sua pertença a Deus. Encolerizado, Maxêncio mandou flagela-la e a lançou na prisão com sede e e fome. Sem sucesso, foi ordenado então o seu suplício em uma grande roda com facas e pontas de ferro. Após o suplício foi ordenado sua morte pela decapitação no dia 25 de novembro de 305.

Santa Catarina de Alexandria faz parte dos quatorze santos auxiliares da cristandade.