quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Espírito nos torna partícipes do desígnio de Deus




Francisco na audiência geral: o Espírito nos torna partícipes do desígnio de Deus
Grande multidão participa da catequese na Praça São Pedro sobre os dons do Espírito Santo
Por Rocio Lancho García

CIDADE DO VATICANO, 30 de Abril de 2014 (Zenit.org) - O tempo de primavera adornou uma Praça de São Pedro repleta de peregrinos que, às 9h45 desta manhã, no horário de Roma, receberam com entusiasmo o papamóvel com Francisco a bordo.
Durante os 20 minutos em que percorreu a praça, o papa saudou os fiéis que gritavam e o aplaudiam. Muitas bandeiras da Polônia ainda denunciavam, entre a multidão, os peregrinos que foram a Roma para a canonização do compatriota São João Paulo II.
A eles, no fim da catequese, Francisco disse, em polonês, que "o testemunho da fé" de João Paulo II, bem como "de esperança, caridade e confiança na Divina Misericórdia, permanece particularmente vivo em nós durante estes dias. Que a intercessão dele sustente a vida e as boas intenções de cada um de vocês, as preocupações e as alegrias dos seus entes queridos, o desenvolvimento e o futuro sereno da Igreja na Polônia e o de toda a sua Pátria".
Como já é habitual, as crianças são as absolutas protagonistas do percurso de Francisco a bordo do papamóvel. Os pequenos são levados até o papa e recebem uma bênção especial.
Quanto ao tema do dia, o Santo Padre continuou hoje a série de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. Desta vez, ele abordou o dom da inteligência e, no resumo, declarou:
"Queridos irmãos e irmãs, nesta catequese falei do dom do entendimento (intelecto). Não se trata de uma qualidade intelectual natural, mas de uma graça que o Espírito Santo infunde em nós e que nos torna capazes de perscrutar o pensamento de Deus e o seu plano de salvação. São Paulo nos diz que, por meio do Espírito Santo, Deus nos revela o que preparou para quem o ama. O que significa isto? Não é que se tenha conhecimento pleno de Deus, mas que o Espírito vai nos introduzindo na sua intimidade, nos tornando partícipes do desígnio de amor com que Ele tece a nossa história. Em perfeita união com a virtude da fé, o entendimento nos permite compreender cada vez mais as palavras e ações do Senhor e perceber todas as coisas como um dom do seu amor para a nossa salvação. Como fez Jesus aos discípulos de Emaús, o Espírito Santo, com este dom, abre os nossos olhos, incapazes, por si sós, de reconhecê-lo, dando, deste modo, uma nova luz de esperança para a nossa existência".
Francisco saudou os peregrinos latino-americanos dizendo: “Convido todos vocês a deixarem que o Espírito Santo rasgue o véu de escuridão que cega a nossa mente e o nosso coração, para fazer de nós verdadeiros crentes, capazes de apreciar tudo o que nosso Senhor nos revela em sua Palavra e de nos alegrar com o seu desígnio de amor em nossa vida. Que Jesus abençoe vocês e Nossa Senhora cuide de cada um. Muito obrigado".
Como sempre, o Santo Padre voltou seu pensamento especial, depois das saudações em vários idiomas, "aos jovens, enfermos e recém-casados". O pontífice recordou a festa litúrgica de ontem, de Santa Catarina de Sena, padroeira da Itália e da Europa, e pediu: "Queridos jovens, aprendam [do exemplo dela] a viver com a consciência reta de quem não cede aos compromissos humanos". Aos doentes, pediu que se "inspirem no exemplo dela de fortaleza nas horas de maior sofrimento". Aos recém-casados, Francisco exortou a imitar "a força da fé de quem se confia a Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário