sexta-feira, 25 de abril de 2014

SÃO MARCOS



São Marcos
São Marcos nos remete aos primórdios de nossa tradição, testemunhando para nós a alegria de caminhar, sofrer e morrer pelo Evangelho.
Por Fabiano Farias de Medeiros

HORIZONTE, 25 de Abril de 2014 (Zenit.org) - São Marcos foi um dos evangelistas. Nasceu em Jerusalém no século I. Era filho de Maria de Jerusalém e primo de Barnabé. A tradição da Igreja o aponta como seguidor de São Paulo tendo sido batizado por ele na infância. Sua casa, que ficava próxima ao Jardim do Getsêmani, servia de local para as reuniões dos cristãos e apóstolos da época. Sua casa também seria agraciada com a realização da última ceia e com a reunião dos apóstolos com Maria ao receberem o Espírito Santo.
Como discípulo de São Paulo, é atribuído a ele a interpretação e redação de muitos escritos e cartas do apóstolo, sendo seu Evangelho considerado uma síntese das pregações que ouviu de Paulo. Também foi muito próximo a São Pedro. Acompanhou-os em muitas viagens das quais pôde testemunhar o poder da Palavra de Deus que era anunciada por cartas às comunidades. Assim foi em Jerusalém, Antioquia, Babilônia, Éfeso até chegar a Roma de onde escreveu seu Evangelho que é reconhecido como um dos mais antigos.
Após retornar de Roma, São Marcos viajou para o Egito onde fundou uma escola cristã na qual ensinava a liturgia, doutrina e outros serviços da Igreja. Partiu em missão para pregar o Evangelho na Região da África retornando para Alexandria para lutar contra o avanço do paganismo na região. E muitos foram convertidos ao cristianismo e batizados. Sabendo da insatisfação dos líderes pagãos, ordenou alguns companheiros ao presbitério e dentre eles Ananias que ordenou Bispo para que dessem seguimento à sua missão caso morresse. E assim aconteceu: São Marcos foi preso, torturado e arrastado pelas ruas até a morte. Após sua morte os pagãos ainda tentaram queimá-lo, mas a terra tremeu e estrondosos trovões varreram o céu dispersando assim os algozes.
Foi enterrado em uma cripta sob a qual no ano 310 foi construída uma Igreja. Sua relíquias foram levadas para Veneza no ano 820, e lá  foi erguida uma Basílica em sua homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário