quinta-feira, 24 de abril de 2014

II Congresso Latino Americano do Método de Ovulação Billings



Dos dias 1 a 4 de maio no Auditório Paulinas na Cidade de São Paulo. O evento é promovido pela Organização Mundial do Método de Ovulação Billings, entidade fundada pelos Drs. John e Evelyn Billings
Por Thácio Siqueira

BRASíLIA, 23 de Abril de 2014 (Zenit.org) -
Fundada pela Ir. Martha Bhering, a CENPLAFAM – WOOMB BRASIL é a responsável no país pelo ensino do autêntico Método de Ovulação Billings™, sendo afiliada a WOOMB INTERNACIONAL (Organização Mundial do Método de Ovulação Billings™), entidade fundada pelos Drs. John e Evelyn Billings.
Há mais de 3 (três) décadas atua, com centros regionais e núcleos espalhados em todo o território nacional, promovendo a vida humana e a família, através do ensino do autêntico Método de Ovulação Billings™.
Em parceria com a WOOMB – LATINO AMERICANA, está organizando para os próximos dias 01 a 04 de maio de 2014, o II CONGRESSO DA WOOMB LATINO AMERICANA, no Auditório Paulinas, na Rua Dona Ignácia Uchoa nº 62 – Vila Mariana – São Paulo/SP.
Durante o evento será realizada uma Conferência destinada a profissionais de saúde, instrutores, sacerdotes, religiosos, agentes de pastoral e público em geral, além de Treinamentos para a formação de instrutores (básico e avançado). Estarão presentes Diretoras da Woomb Internacional (Austrália) e Delegados dos EUA, Chile, México e outros países da América Latina.
Informações e inscrições podem ser obtidas através do site: www.encontromob.com.br.
Acompanhe abaixo a entrevista que ZENIT realizou com Silvia Paula Monteiro da Costa Diretora Administrativa CENPLAFAM – WOOMB BRASIL
***
ZENIT: Quem foi a Ir. Martha Bhering? Brevemente, como ela fundou a CENPLAFAM - WOOMB BRASIL?
Silvia Paula: A Irmã Martha Silvia Bhering era religiosa, Filha da Caridade São Vicente de Paulo. Trabalhou inicialmente como professora e depois graduou-se em enfermagem, fazendo Residência em Obstetrícia e pós graduação em Administração Hospitalar. Em 1973, quando atuava no Hospital São Paulo (atual UNIFESP) e Amparo Maternal, tomou conhecimento do Método de Ovulação Billings™ (MOB). Este método veio ao encontro do que ela buscava para auxiliar os casais. Com esta descoberta, Ir. Martha formou um grupo de estudos sobre o Método e trabalhou com os casais ajudando-os a bem preparar-se para gerar e acolher novas vidas. Isso se transformou na MISSÃO DE SUA VIDA. Em 1979 juntou-se a Drª. Madre Maria José Torres†, da Congregação Santa Dorotéia e fundaram em 1981 a CENPLAFAM. Irmã Martha andou por todo o Brasil, e, especialmente em comunidades mais pobres, ensinou não apenas o método (ciência), mas pregou a beleza do amor conjugal, a fertilidade no amor, ensinou como acolher a nova vida, a nutrição ideal do seio materno, a segurança afetiva veiculada pelo amor dos pais. Dedicou também especial atenção aos jovens mostrando-lhes como por bons caminhos podem chegar à realização de um casamento feliz. Esteve presente em inúmeros encontros de Planejamento Natural da Família mundo a fora, representando sempre com dignidade o trabalho desenvolvido no Brasil[i]. Os Drs. John e Evelyn Billings eram seus amigos pessoais, tendo visitado nossa sede em algumas oportunidades. A CENPLAFAM, que concretizou o seu ideal, é a entidade reconhecida e comprometida em ser fiel representante da Organização do Método Billings™ em nosso país. Como ela dizia, continuamos “segurando sua bandeira”.
ZENIT: Quais são as principais críticas que o Método de Ovulação Billings recebe?
Silvia Paula: Por haver confusão com outros métodos de regulação natural da fertilidade, como a tabelinha ou o método sintotérmico, ouve-se dizer que o Método de Ovulação Billings™ apenas é eficaz para a mulher que possui um ciclo menstrual regular de 28 dias. Não é verdade. Pode ser usado por qualquer mulher e em qualquer etapa da vida reprodutiva, sendo importante ferramenta de monitoramento da saúde da mulher. Diz-se erroneamente que é um método em que o casal é submetido a grandes períodos de abstinência. Também não é verdade, já que os dias disponíveis para relações não são poucos a cada ciclo, e mais, a mulher está livre da influência hormonal dos contraceptivos, que muitas vezes interferem com a libido. Outros alegam baixa eficácia. Outra inverdade. Cremos que muitas destas críticas são por absoluto desconhecimento das bases científicas do Método de Ovulação Billings™, e das sérias pesquisas de efetividade desenvolvidas internacionalmente.  Podemos citar outras críticas, como a de que não protege contra DSTs. O Método incentiva a fidelidade conjugal. Existe maior proteção do que esta?
 ZENIT: É um método eficaz para evitar a gravidez ou para ter mais filhos?
Silvia Paula: Absolutamente eficaz. Trata-se de um método validado por cientistas de renome e aprovado pela Organização Mundial de Saúde. Uma última pesquisa realizada na China (1996/1997) apurou taxa de efetividade comprovada de 0% (zero por cento) gravidezes em casais que aplicavam corretamente as regras e de 0,5% (meio por cento) em casos em que houve algum erro de ensino ou aprendizado equivocado pelos usuários.[ii] Daí a necessidade de buscar informações precisas sobre o método e assistência de um instrutor habilitado.  As taxas de sucesso de gravidezes são igualmente animadoras: Um estudo de 5 anos com casais desejosos de engravidar, mostrou uma taxa de 78% de sucesso. A taxa obtida em casais subférteis foi de 65% e de 66% em mulheres com mais de 38 anos. E em casais que já haviam previamente buscado a fecundação in vitro ou inseminação artificial sem sucesso, a taxa de gravidezes foi de 35%. Tudo isso sem drogas ou aparelhos, de um modo muito fácil de aprender, acessível a qualquer mulher e sem qualquer custo de utilização[iii].
ZENIT: Qual o principal intuito do Congresso a ser realizado dos dias 1 a 4 de maio desse ano? Formar o público geral ou formar instrutores?
Silvia Paula: A cada dois anos a Organização Mundial do Método de Ovulação Billings™ (WOOMB INTERNACIONAL) organiza uma Conferência e Treinamentos, no intuito de reunir as experiências de ensino ao redor do mundo. Há poucos anos, foi fundada a WOOMB LATINO AMERICANA, com o mesmo objetivo em nível continental.. Por iniciativa desta entidade, foi realizado em 2012, no Chile, o I Congresso. Neste ano, aceitamos o desafio de realizar o II Congresso no Brasil, com o objetivo de proporcionar uma cooperação mútua entre as afiliadas da América Latina. Igualmente, queremos sensibilizar o público em geral e os profissionais de saúde quanto à seriedade do nosso trabalho, e o embasamento científico do Método, além de proporcionar aos nossos instrutores um momento único de motivação, de troca de experiências, e, é claro de aperfeiçoamento.  Esperamos iniciar a formação de novos instrutores também.
ZENIT: Por que um sacerdote, bispo, religioso ou religiosa deveriam ter esse conhecimento?
Silvia Paula: O Magistério da Igreja nos ensina que são ilícitos e imorais os métodos contraceptivos (esterilização, pílula, DIU, implantes, camisinha, etc.), mas ensina que: “A continência periódica, os métodos de regulação dos nascimentos baseados na auto-observação e no recurso aos períodos infecundos, são conformes aos critérios objetivos da moralidade.” [iv] Seguindo estes critérios, o Método de Ovulação Billings™ é moralmente aceitável para os casais católicos. Ocorre que o clero e os religiosos devem estar aptos a ajudar o povo de Deus a viver esta dimensão da castidade matrimonial. Há um Documento do Pontifício Conselho Para a Família que nos ajuda a responder esta pergunta, chama-se Vademecum para os Confessores sobre Alguns Temas de Moral Relacionados à Vida Conjugal[v], elaborado em 1980 a pedido do Beato João Paulo II para ajudar os Sacerdotes a orientarem os casais nestes temas. Este documento diz que é necessário voltar a ter presente “pontos firmes” que permitam afrontar de modo pastoralmente adequado as novas modalidades de contracepção. E conhecer, ainda que de forma geral, o Método de Ovulação Billings™, ajuda o Sacerdote a ter “pontos firmes” e científicos para orientar os casais. O mesmo documento ainda diz que: “Diante do problema de uma honesta regulação da natalidade, a comunidade eclesial, no tempo presente, deve assumir como seu dever suscitar convicções e oferecer ajuda concreta a quantos quiserem viver a paternidade e a maternidade de modo verdadeiramente responsável” (51). Aqui vemos dois deveres: “criar convicções” e “oferecer ajuda concreta”. É evidente que sem conhecimento, um Padre não pode cumprir este dever. É certo que muito dificilmente um Sacerdote ou um Bispo se tornará um instrutor, mas sua orientação e apoio é essencial, inclusive na formação de novos núcleos de atendimento em Paróquias ou Centros Pastorais, por exemplo. A Providência Divina tem inspirado muitos Bispos e Sacerdotes a apoiarem nosso trabalho, a quem somos muito gratos, mas ainda não conseguimos estar presentes em todas as Dioceses do Brasil. No mais, embora a maioria dos nossos instrutores sejam leigos, também há muitas religiosas instrutoras e o trabalho delas é reconhecidamente importante.
ZENIT: Podemos dizer que o Método Billings é conhecido no Brasil?
Silvia Paula: Podemos dizer que muita gente acha que conhece o Método de Ovulação Billings™. Há muita confusão.. Ao lado do Método de Ovulação Billings™ existem outros métodos naturais que usam o muco cervical como parâmetro de aferição dos períodos férteis da mulher, mas com eficácia muito variável para o espaçamento da gravidez. Aqui no Brasil, e em outros países da América Latina, há uma tendência de chamar todo e qualquer método que use o muco de “Método Billings”, inclusive no meio médico. Já que a eficácia destes métodos é menor, esta confusão é muito ruim para o Método de Ovulação Billings™. Este possui terminologias, regras e metodologia de ensino próprias, assim como há uma bibliografia e material de ensino oficiais e unificados em todo o mundo. É o correto ensino e a fidelidade às regras que asseguram a eficácia da qual falamos. Como afiliada à WOOMB INTERNACIONAL, a missão da CENPLAFAM – WOOMB BRASIL é dissipar estas dúvidas e ensinar o autêntico Método de Ovulação Billings™, sendo que os nossos instrutores precisam reafiliar-se a cada três anos e assinam um termo de compromisso em salvaguardar o correto ensino. Graças a Deus temos conseguido atingir muitos casais. Algumas famílias já estão na terceira geração de usuários: Avós, filhas e netas compartilham deste conhecimento!
ZENIT: Quais os benefícios que o Método de Ovulação Billings™ traz para os casais?
Silvia Paula: Primeiramente, não possui qualquer tipo de efeito colateral, por não utilizar nenhuma química. É fácil de aprender e de utilizar. Não possui custos, nem implicações culturais ou morais. Mantém intacta a fertilidade do casal e respeita os ritmos naturais femininos. Além de ajudar a espaçar a gravidez, o método ainda ajuda a conseguir a gravidez e é ferramenta eficaz para monitorar a saúde reprodutiva. Mas há um benefício muito mais precioso: o casal ganha em cumplicidade e diálogo, melhorando a relação. Não é à toa que o Dr. Bllings sempre dizia: “Este Método é amor”.
Quem quiser saber mais sobre o Método de Ovulação Billings, pode nos contactar:
CENPLAFAM – WOOMB BRASIL (SEDE NACIONAL)
Av. Bernardino de Campos, 110 cj. 12 – São Paulo/SP – Cep: 04004-040
E-mail: (0xx11) 3889-8800
Website: www.cenplafam.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/CENPLAFAM-WOOMB-Brasil/136030053139242?fref=ts
Twitter: @CENPLAFAMWOOMBBRASIL
[i] http://www.cenplafam.com/portal/irma-martha-silvia-bhering-uma-historia-de-amor/
[ii] http://www.thebillingsovulationmethod.org/how-effective-is-the-billings-ovulation-method%E2%84%A2/effectiveness-in-preventing-pregnancy.html
[iii] http://www.thebillingsovulationmethod.org/how-effective-is-the-billings-ovulation-method%E2%84%A2/success-in-achieving-pregnancy.html
[iv] http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap2_2196-2557_po.html
[v] http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/family/documents/rc_pc_family_doc_12021997_vademecum_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário