domingo, 30 de março de 2014

LITURGIA DA QUARESMA COM INSPIRAÇÃO CATECUMENAL - 3




 
Caros diocesanos. A Iniciação à Vida Cristã é um caminho catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja, tendo como meta a maturidade em Cristo no estado permanente da vida cristã. Por isso a catequese de iniciação à vida cristã nunca pode ser considerada como concluída.
O Ano Litúrgico de 2014 segue a distribuição da Palavra de Deus do Ano A. Os domingos da quaresma, desde os primeiros séculos da era cristã, têm uma nítida orientação para a Iniciação da Vida Cristã (Batismo-Confirmação e Eucaristia). 

Já percebem
paralelo entre Adão (desobediência – pecado – morte) e Cristo (obediência – justificação – vida). Os cristãos participam dessa nova vida em Cristo, sobretudo pelo batismo.
No 2º domingo Deus chama Abraão, pai da fé e do Povo de Deus, do qual surgirá o salvador. Se no evangelho do episódio da tentação (1º domingo) prevaleceu o aspecto de prova e de luta, da parte de Jesus, contra satanás, na transfiguração prevalece a vitória gloriosa. Deus nos salvou e nos chamou gratuitamente para uma vocação santa. 
Nos domingos seguintes são colocados os evangelhos de São João, que sustentam a catequese de iniciação cristã, segundo antiga tradição romana: água – luz - ressurreição. Vejamos a distribuição das leituras da Palavra de Deus nestes domingos da quaresma:

* 3º Domingo
: Jesus é a água viva (Jo4, 5-42): “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede” (Jo 5, 14). A primeira leitura (Ex 17, 3-7) lembra a água da rocha que sacia a sede do povo no deserto. A segunda leitura (Rm 5, 1-2.5-8) lembra que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (batismo).

* 4º Domingo
: Jesus é a luz do mundo (Jo 9, 5). Ele cura a cegueira física e espiritual do cego de nascença, o qual passa por um ritual progressivo, imagem do processo que transforma os catecúmenos. Na segunda leitura (Ef5, 8-14), São Paulo chama os cristãos de luz do Senhor (Ef 5, 8-9). A primeira leitura deste domingo (1Sam 16,1b.4ª.6-7.10-13) remete ao tema catecumenal da unção.
* 5º Domingo: Jesus é a ressurreição e a vida (Jo 11, 1-45). Ele devolve a Lázaro a vida física, como símbolo da vida eterna. O sinal da ressurreição de Lázaro deve conduzir à fé. Neste evangelho é bastante evidente a dupla linha temática do lecionário quaresmal: a preparação para a celebração dos mistérios pascais dos cristãos e a catequese catecumenal: a iniciação à vida cristã é vista como participação na vida do Ressuscitado, pela fé: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” (Jo 11, 25-26). A primeira leitura (Ez 37, 12-14) lembra a volta do exílio, quando o profeta fala em nome de Deus: “Farei entrar em vós meu espírito e revivereis” (Ez 37, 14). Este tema volta na segunda leitura (Rm8, 8-11), em que São Paulo afirma: “Se o Espírito daquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós” (Rm 8, 11). A iniciação à vida cristã se cumpre na participação do mistério da Páscoa do Senhor, por meio de seu Espírito. E assim a Liturgia do Ano A caminha para a Semana Santa, quando os cristãos renovam os fundamentos de sua fé e os catecúmenos são neles inseridos pelo batismo e demais sacramentos.

Dom Aloísio A. Dilli – Bispo de Uruguaiana
(Mensagem da Diocese 306 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário