domingo, 17 de novembro de 2013

Papa Francisco: uma rosa de ouro para a Virgem de Guadalupe e uma mensagem à Igreja na América Latina


De 16 a 19 de novembro acontece no México, o Peregrinação e o Encontro Continental "Nossa Senhora de Guadalupe: Estrela da Nova Evangelização na América!". Por ocasião a realização do evento o Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo e presenteou com uma rosa de ouro a Virgem venerada como Padroeira da América Latina.

A mensagem do Papa, com cerca de 10 minutos, abre os trabalhos da Peregrinação e do Encontro. Nela o Pontífice manifesta proximidade e desejo de estar com os presentes e indica-lhes um caminho de reflexão recordando a V Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe, em Aparecida (Brasil), no ano de 2007.

Segundo o Papa, " Aparecida se propõe a colocar a Igreja em estado permanente de missão, a realizar atos de natureza missionária" e adverte que " todas as Igrejas particulares tem um caráter missionário."

Aos 85 cardeais e bispos, 300 representantes de diversos países, e cerca de 600 sacerdotes, pessoas consagradas e leigos oriundos de todo o continente americano, Francisco ensina que "a intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante" e salienta que "é vital para a Igreja não parar. Não se sentir segura e satisfeita com o que tem feito" motivando os presentes para a vida missionária e um empenho na nova evangelização.

O Papa ressaltou que esta missão deve alcançar a todos, sem excluir ninguém e considerando as circunstâncias de cada um. Para Francisco, o missionário "tem que chegar a todos e compartilhar a alegria de ter encontrado com Cristo" e alerta que " com a tarefa de evangelização é necessário muita paciência, muita paciência, cuidar do trigo e não perder a paz com o joio".

Falando particularmente aos membros do episcopado presentes no evento, Francisco declarou que "quem conduz a ação pastoral da Igreja particular é o bispo e o faz como pastor que conhece suas ovelhas pelo nome, as guia com proximidade, com ternura, com paciência, manifestando efetivamente a maternidade da Igreja e a misericórdia de Deus", censurando o clericalismo e o distanciamento do povo de Deus.

No fim da mensagem o Papa agradeceu pelos esforços na missão continental e lembrou que cada um pelo sacramento do Batismo torna-se discípulo de Jesus. " Exorto-vos, como um pai e irmão em Jesus Cristo, para assumir o comando da fé recebida no Batismo" finalizou.

O evento é organizado pela Comissão Pontifícia para a América Latina, com colaboração dos Cavaleiros de Colombo e do Instituto de Estudos guadalupanos. Participa da Peregrinação e do Encontro o prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontíficia Comissão para a América Latina (CAL), o cardeal Marc Oullet. (JS)

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário