quarta-feira, 20 de novembro de 2013

VIVER EM COMUNHÃO

Deus criou o ser humano a sua imagem e semelhança, chamou-o a viver em comunhão com ele e seus semelhantes, e nesta comunhão é que acontece a realização da pessoa humana. Por isso a ser humano é um ser social e precisa do outro.            
  Porque juntos é que podem crescer e superar suas limitações e vencer os obstáculos.A necessidade que as pessoas tem de andar e estar juntos faz com que se reúnam em associações, clubes, movimentos, entidades, e, sobretudo em família. Porque juntos são mais fortes e com mais facilidade atingem os objetivos.
Temos um refrão que diz a união faz a força, e é verdade. Na dimensão religiosa também é assim, é necessário que se caminhe junto, que se  crie laços, que se viva em comunidade, do jeito que Jesus ensinou.
 A palavra comunidade significa comunhão, isto é, união de vida, de idéias, de trabalho. A comunidade precisa ser construída cuidadosamente, necessita de reparos constantes para se manter firme. Pois é constituída de pessoas, e somos imperfeitos, frágeis, por isso é necessário que se tenha cuidados.Precisamos ser como as pedras de um rio, que de tanto rolarem juntas tomam a forma arredondada, perdem as arestas e as pontas. A forma redonda é a que mais une, portanto é a melhor maneira de se integrar para juntas rolarem.
 Ali na comunidade todos têm a alegria de se encontrar, se ajudam, plantam e cultivam a amizade, a união, o respeito e convivem na alegria e crescem na organização. É onde nascem os frutos do Reino de Deus, ou seja, a justiça, a fraternidade, a bondade, o perdão, a igualdade, a solidariedade e conduz a salvação. Portanto a comunidade é o espaço perfeito para alcançarmos a salvação.
 A comunidade é  de Deus, pois foi Jesus quem disse: “Meu Pai é o agricultor”.(Jo 15) Por isso precisamos colocar os nossos talentos a disposição, trabalhar com afinco para render bons frutos.
A comunidade cristã está enraizada numa historia de aliança de Deus com o seu povo. O Antigo Testamento que a iniciativa da Aliança sempre partiu de Deus, ele que busca andar com seu povo. Enviou seu Filho para fazer a definitiva e eterna aliança.
 Jesus nos revela a fonte da Aliança, a Santíssima Trindade, e assim Deus é comunhão.  A Trindade é o modelo de comunhão é a melhor comunidade. A comunhão da Trindade é proposta por Jesus como modelo e ideal da comunhão humana. Jesus ressalta:  Que todos sejam um  só, como nós somos um. (Jo 17)       
 A Igreja é chamada a viver o sentido da comunhão e da missão. A primeira comunhão deve ser com a Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo. A segunda comunhão da Igreja é a união com as pessoas.

 Nós também precisamos fazer união com a Santíssima Trindade e com os irmãos, pois para sermos cristãos precisamos viver como irmãos.
                      Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário