quarta-feira, 17 de julho de 2013

A vida em comunidade


  A comunidade cristã é o espaço adequado para os cristãos fazerem a experiência da Palavra e do Espírito de Cristo Ressuscitado e  atuar nos  seus corações.
Ninguém começa a ser cristão sozinho  A comunidade é o espaço especial para a comunicação da Palavra. A comunidade, portanto, é a mediação  do Espírito Santo, pois a Palavra acontece no coração da pessoa  pela ação do Espírito Santo.
O crescimento espiritual da pessoa na comunidade acontece através de realizações e celebrações que são mediações privilegiadas para o Espírito Santo atuar no coração de cada um. Eis algumas dessas mediações fundamentais: a Oração, a Palavra, a Eucaristia e a Fraternidade.
Os membros da comunidade  devem ter  para com Deus e os irmãos,  seriedade.. A comunidade é feita de pessoas livres, conscientes e responsáveis, com forte consciência de pertença comunitária. Por isso cultiva-se a fraternidade entre si.
 É fundamental  eleger o outro como alvo de bem-querer. Entender muito bem que o amor é o caminho do amadurecimento e felicidade humana  para um bom relacionamento comunitário..
As pessoas sentem-se responsáveis pelas próprias tarefas, procurando agir de modo a edificar a comunidade. Todos são iguais, apesar da diversidade de carismas, ministérios e capacidades. Todos se sentem estimados e valorizados naquilo que fazem.
Ninguém pode se sentir superior ao outro, porque é o Espirito Santo que age distribuindo os dons entre todos os membros da comunidade. Há espaço para todos, porque é Deus quem determina a tarefa.
 Na comunidade não há parasitismo, mediocridade ou fraude. As pessoas sorriem alegres, pois têm sentidos para viver. Como todos são tomados a sério, a participação de cada um é estimado por todos.
As pessoas tomam todas parte no que a todos diz respeito. Ninguém se sente excluído. As pessoas compreendem que a meta da comunidade é chegar à plena comunhão.Graças ao sentido que aquelas pessoas têm do amor, encontram condições para optar e decidir de acordo com a sua realização e o bem comum da comunidade. Ninguém busca o bem pessoal , a auto promoção.
Há lugar para a originalidade de cada um, pois todos sabem que as pessoas são únicas, originais e irrepetíveis Todos se olham nos olhos. No seu olhar e no modo de sorrir há transparência e sabor a verdade e lealdade. Quando olham para o jeito de ser e viver na comunidade as pessoas percebem que é disto que todos temos fome.
As atitudes das pessoas entre si coincidem com as aspirações mais profundas e autênticas do coração humano.O gesto mais espontâneo entre as pessoas da comunidade é estender a mão e dizer bom dia ou boa noite. Portanto a  comunidade é fruto de muitas decisões, escolhas, opções e compromissos de vida.
 Ninguém se sente mais que os outros, pois são todos membros do corpo de Cristo (1 Cor 12, 13; 10, 17; 12, 27).Todos têm a mesma dignidade fundamental: pessoas humanas, filhos de Deus e irmãos uns dos outros. As diferenças são apenas de tipo funcional, não essencial
Não é cristã a comunidade onde as pessoas não são tomadas a sério. A coordenação na comunidade, tem densidade sacramenta. Exprime e significa a presidência de Cristo que é a cabeça do corpo. Na comunidade amadurecida não há pessoas faz tudo, as quais são um veneno para a vida comunitária. É melhor todos a fazer pouco, que poucos a fazer tudo.
                                                                   Maria Ronety Canibal


Nenhum comentário:

Postar um comentário