quinta-feira, 18 de julho de 2013

Consciência Ecológica



 Deus fez o céu e a terra e todas as coisas. Criou todas as criaturas que vivem na água, que voam no céu e habitam a terra, em seus campos e florestas.( Gn 1,1-31)
 O ser humano foi criado por Deus, a sua imagem e semelhança para viver e ser feliz na natureza que lhe foi entregue por Deus.  Por isso é necessário que haja uma convivência pacifica entre o homem e a natureza.( Gn 2, 1-25)
 O mundo foi se transformando ao longo do tempo. O homem cada vez mais inventando coisas, que foram se integrando ao seu dia a dia, até chegar aos dias de hoje, quando não se vive mais uma vida simples integrada com a natureza.

1- O que é consciência ecológica?
    Consciência ecológica é a busca da mudança de comportamento em relação à natureza e a modernidade. É a valorização da vida no seu sentido mais amplo.
   Consciência ecológica é o despertar de uma compreensão e de uma sensibilidade acerca da degradação do meio ambiente e das conseqüências desse processo para a qualidade da vida humana e para o futuro das espécies como um todo.
      Significa, também, uma nova forma de ver e compreender as relações entre os homens e destes com seu ambiente, de constatar a indivisibilidade entre sociedade e natureza e de perceber a indispensabilidade desta para a vida humana. Aponta, ainda, para a busca de um novo relacionamento com os ecossistemas naturais que ultrapasse a perspectiva individualista, antropocêntrica e utilitária que, historicamente, tem caracterizado a cultura e civilizações modernas ocidentais.

O que é ecossistema natural?
Ecossistemas naturais :    Na natureza,  nenhum  ser  vivente é isolado. No ecossistema  "natural",  todas as comunidades de seres vivos se inter-relacionam de maneira equilibrada. Assim, os vegetais considerados produtores, crescem pela incorporação da energia solar. Os animais consumidores se alimentam dos vegetais, de  insetos  ou  de  outros  animais.  A  morte  de  todos  os  seres  vivos,  a  queda  de  folhas,  a decomposição,  de todos os resíduos,  devolvem ao ambiente os materiais iniciais, completando o ciclo. Quando o homem realiza esta revolução ecológica de cultivar a vontade vegetais,  criar e domesticar animais úteis e agrupar-se em núcleos multifamiliares, ele passa a interferir nos mecanismos naturais de regulação ambiental.

Para pensar:
Como  me relaciono com a natureza no dia a dia?



FONTES: Internet: site: Ecologia e Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário