terça-feira, 16 de julho de 2013

JMJ - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE







Nossa saudação vai hoje especialmente aos jovens, pois estamos a poucos dias da Jornada Mundial da Juventude, marcada para 23 a 28 de julho de 2013, quando os olhos cristãos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, onde, certamente, milhares de jovens e lideranças eclesiais estarão reunidos com o Santo Padre o Papa Francisco, em sua primeira visita ao Continente Sul-Americano. Esta jornada já percorreu intenso movimento preparatório, em diversos níveis. Estamos na Semana Missionária, que antecede o acontecimento central do Rio de Janeiro. Não se deseja apresentar aos olhos do mundo apenas mais um evento com a presença do Papa, em meio aos jovens. Este movimento todo tem como grande objetivo a evangelização da juventude, o fortalecimento de sua fé por intensa catequese. Por isso foi escolhida como lema da JMJ a frase do Evangelho de Mateus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Assim sendo, é decisiva a preparação e a continuação desse evento singular, já ocorrido em muitos países dos diversos continentes do planeta. A fase preparatória foi motivada, sobretudo, pela presença do símbolo da cruz, acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora, que já percorreram o país inteiro, também algumas cidades de nossa diocese, em novembro de 2012.
Junto com as muitas e diversificadas iniciativas preparatórias da Jornada Mundial da Juventude, será realizada, entre 16 a 20 de julho próximo, em todas as dioceses do Brasil, a chamada Semana Missionária que antecederá o grande evento do Rio. É uma espécie de Pré-Jornada que vai acontecer, independentemente da presença ou não de peregrinos de outros países; ela envolve também os numerosos jovens que não poderão estar no Rio, assim como os adultos que estarão em comunhão com este evento eclesial. Na Semana Missionária, caso formos contemplados por visitantes estrangeiros, vamos acolhê-los como se estivéssemos acolhendo Jesus Cristo. As 18 dioceses do Rio Grande do Sul se dispõem a acolher numerosos peregrinos. A Diocese de Uruguaiana também está de braços abertos, mesmo sendo mais difícil a vinda de peregrinos, devido às distâncias, pois, após a Semana Missionária, os visitantes se dirigirão imediatamente para o Rio de Janeiro; assim sendo, é compreensível que optem por dioceses mais próximas da Cidade Maravilhosa. Mas informações dos países vizinhos estimam a passagem de 200 mil peregrinos, via Libres-Uruguaiana. A eles boas-vindas!
Quais são os três eixos a serem trabalhados na Semana Missionária?
1.  O primeiro eixo á : Pretende-se propiciar aos jovens do mundo momentos de oração e meditação, a fim de que possam fazer a experiência do encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo;
2.   O segundo eixo é a Cultura: A Semana Missionária deseja oportunizar aos jovens ambientes de partilha e conhecimento da diversidade cultural dos povos, apresentando, sobretudo, características da cultura local;
3.  O terceiro eixo é a solidariedade: Através dele objetiva-se envolver a Juventude local e os peregrinos em diversas campanhas e projetos de solidariedade, tendo em vista a realização da Civilização do Amor.
Os jovens de nossa diocese, além de participar vivamente da fase preparatória, estão se organizando para representar-nos bem no evento do Rio. Já há vários ônibus contratados para o deslocamento e participação nos dias centrais da Jornada Mundial da Juventude. Que nossa Mãe Conquistadora acompanhe os peregrinos e abençoe o evento, a fim de que a evangelização da juventude tenha prosseguimento também após a Jornada, tornando sempre mais “o jovem apóstolo do jovem”.
Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana


Nenhum comentário:

Postar um comentário