sábado, 5 de julho de 2014

Santa Isabel de Portugal

Isabel cumpriu com fervor e solicitude sua missão de mãe, rainha e serva de Deus, testemunhando a têmpera própria dos santos..
Por Fabiano Farias de Medeiros

HORIZONTE, 04 de Julho de 2014 (Zenit.org) -
 Isabel nasceu em Saragoça, na Espanha, no dia 4 de janeiro de 1271. Filha do Rei Pedro III de Aragão e de Constança de Hohenstaufen, desde cedo foi motivo de grande alegria e paz no seio de sua família. Seu pai e seu avô Jaime I tinham uma disputa que apaziguou-se com o nascimento da menina que foi educada pelo avô na fé cristã. Com o falecimento do avô a garota voltou a viver com seus pais.
Aos doze anos, Isabel foi pedida em casamento por três pretendentes, mas seus pais optaram por Dom Dinis, que acabara de tornar-se rei. Em 11 de fevereiro de 1282 casou-se e tornou-se rainha. Isabel conduziu com solicitude e piedade suas funções reais, sempre primando pelos compromissos espirituais de oração e humildade. Sua devoção à Imaculada Conceição era profunda e a levou a escolher a santa como padroeira de Portugal.
Isabel foi mãe de dois filhos, Constança e Afonso. Após o nascimento dos filhos Dom Dinis passou a levar uma vida desregrada e cheia de conflitos com seus parentes e seu próprio filho Afonso reclamou o trono empreendendo uma terrível disputa contra o próprio pai. Isabel suportava tudo em oração e com solicitude, intervindo de maneira heroica nas questões e solucionando-as não obstante as dores de seu coração.
Isabel permanecia sempre firme no acolhimento aos pobres, leprosos e doentes. Providenciava sepulturas e Missas em sufrágio aos que faleciam, fundou hospitais e criou diversas frentes de ajuda aos mais necessitados. Com a morte de Dom Dinis em 1325, a rainha entrou para a Ordem Terceira de São Francisco, abandonando seu cargo e bens reais e dedicando-se vigorosamente à oração e humildade.
Faleceu no dia 04 de julho de 1336 em Estremoz e foi sepultada no Mosteiro de Coimbra. Foi beatificada pelo Papa Leão X em 1516 e canonizada pelo Papa Urbano VIII em 1625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário