sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FAMILIA: espaço para a catequese


              





Toda a comunidade é responsável pela catequese, porém é missão especial da família. A comunidade cristã é o lugar privilegiado da vivência cristã, pois é lugar e meta  da catequese.
É na comunidade que nasce o anúncio do Evangelho, que convida a todos homens e mulheres a encontrarem com Jesus e buscar a conversão e o seguimento a Cristo.
Ali na comunidade encontramos a presença viva de Cristo Jesus, “ Pois onde dois ou mais se reunirem em meu nome , eu estou ai  no meio deles”( Mt18,20)
Mas Jesus também se faz presente na Celebração da Palavra, porque a Palavra de Deus é viva,  traz uma mensagem atualizada da vida. É é preciso aprender a viver segundo a Palavra.
A Eucaristia é presença real e viva de Cristo, garantida por Ele mesmo quando disse aos apóstolos, apresentando-lhes na ultima Ceia pascal o pão e o vinho “Isto é meu corpo tomai e comei. Isto é meu sangue, tomai e bebei.” Acrescentando “Todas as vezes que fizerdes isso, fazei-o em minha memória” (Lc22,14-20;1Cor11,17-33.) Portanto presença real na  liturgia. Assim a cada missa encontramos com Jesus que nos ensina a caminhar rumo ao Pai.
A catequese é a iniciação cristã de crianças, jovens e adultos. Em qualquer idade se pode iniciar o aprendizado das coisas de Deus.
Se é na comunidade cristã que se vive a fé, a família a exemplo da família de Nazaré, é a primeira comunidade que a criança vive, é ali também lugar especial de vivência da fé, onde se aprende a dar os primeiros passos com Jesus.
A família crista é considerada a  “Igreja Doméstica”. Isto significa que, em toda a família cristã, devem refletir-se os diferentes aspectos e funções da vida da Igreja inteira: missão, catequese, testemunho, oração etc. ... . Conseqüentemente, a família cristã, da mesma forma que a Igreja, “tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e donde o Evangelho irradia” Neste espírito de família os pais são os primeiros educadores na fé. Juntamente com eles, sobretudo, em certas culturas, todos os membros da família têm uma tarefa ativa, em vista da educação dos membros mais jovens.
  .
A família como “lugar’ de catequese tem como primeira missão: transmitir o Evangelho, fundamentado no contexto de profundos valores humanos”. Sobre esta base, é mais profunda a iniciação na vida cristã: o despertar para o senso de Deus, os primeiros passos na oração, a educação da consciência moral e a formação do senso cristão do amor humano, concebido como reflexo do amor de Deus, Criador e Pai.

Esta catequese da “Igreja doméstica” é uma educação na fé mais testemunhada do que ensinada, mais ocasional do que sistemática, mais permanente e cotidiana do que estruturada em períodos.
Nesta catequese familiar é importantíssima a contribuição das pessoas da família: além dos pais, os familiares, parentes, sobretudo os avós. Estes, por sua sabedoria e o profundo senso religioso, são decisivos para formar um clima realmente cristão.

A missão irrenunciável da família - “Igreja doméstica”- acaba por ser o único meio onde as crianças e os jovens poderão receber uma autêntica catequese. Para isso, os pais cristãos devem fazer todos os esforços a fim de se prepararem para este ministério de catequistas dos seus próprios filhos.
A participação ativa da família na comunidade paroquial é fundamental para o exemplo de amor, fraternidade, solidariedade, desprendimento que ajudará na formação religiosa dos filhos.
 Pois esta catequese familiar é inseparável da ação catequética da comunidade paroquial. A paróquia é chamada a ser uma casa de família, fraterna e acolhedora, onde os cristãos tornam-se conscientes de ser Povo de Deus.

                                  Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário