sábado, 11 de janeiro de 2014

A sabedoria por trás de um sorriso


Partilhar Sabedoria

O mundo dos desenhos animados pode comunicar valores e mensagens positivas para todas as crianças
Por Carlo Climati

ROMA, 10 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) - Os personagens animados são apenas desenhos coloridos ou podem comunicar algo mais?
É claro que, por trás de cada imagem, há uma emoção, uma história, um estilo de vida que alcança o coração dos nossos filhos. Por isso é importante saber escolher o desenho certo para as crianças, priorizando o aprendizado de valores e de boas mensagens.
Vamos aos exemplos!
Um desenho animado positivo é Kim Possible. Ele conta as aventuras de uma adolescente que se divide entre a identidade secreta de super-heroína e a vida de uma estudante normal. Suas histórias são cheias de emoção e de poesia. Kim Possible está constantemente salvando a humanidade de ameaças terríveis. Mas, na vida particular, ela é uma garota como tantas outras, que tem que lidar com os problemas típicos da adolescência: timidez, dificuldades no estudo, relações com os pais, amigos e professores. O contraste entre a força da super-heroína e a fragilidade da adolescente é o fio condutor fascinante das histórias de Kim Possible. É um desenho animado que destaca os valores da humildade, da amizade e do compromisso.
Simpáticos e educativos são também os desenhos animados dos Smurfs, duendes azuis que resolvem os problemas do cotidiano com simplicidade e harmonia. As mensagens são positivas: amor verdadeiro pela vida e convite a nunca se deixar dominar pela adversidade. Todo problema pode ser resolvido com sabedoria e sem perder a cabeça.
Interessante é a estrutura da pequena aldeia dos Smurfs, que são liderados por um duende mais velho. É ele quem toma as decisões, levando em consideração cuidadosa a relação com cada um dos outros Smurfs.
Esses pequenos duendes azuis parecem todos iguais, mas, na verdade, cada um tem a sua personalidade e o seu modo de vida: o inventor, o poeta, o de óculos, o dorminhoco... Emblemática é a figura do Smurf ranzinza, que sempre reclama e é constantemente ridicularizado: é um jeito de lembrar que, na vida, não é preciso dramatizar nem se fechar na própria concha. Com simplicidade e amor, todos os obstáculos podem ser superados. Esta é a mensagem poética dos Smurfs.
Muito divertida é a série Lucky Luke, ambientada no faroeste norte-americano e caracterizada por situações típicas daquela época. Pode ser interessante estimular a redescoberta histórica do assunto, agora que os filmes de caubói são cada vez mais raros.
O mesmo se aplica aos desenhos animados do Asterix: neste caso, o âmbito é a história do Império Romano, revisitada de um ponto de vista cômico por um grupo de irredutíveis gauleses.
Entre os desenhos animados japoneses, também podemos encontrar histórias positivas como a do Gato de Botas, estrela de alguns filmes muito bem realizados. Os japoneses reinventaram completamente o célebre conto de fadas, apresentando-a numa nova forma, aventureira e engenhosa. Após o primeiro filme do Gato de Botas, uma verdadeira obra-prima, vieram sequências igualmente espetaculares e muito agradáveis de ver.
Consideração especial deve ser dada às séries sobre robôs e super-heróis no espaço. Nem sempre são histórias com conteúdo negativo. Por exemplo, as maravilhosas aventuras dos Cyborg 009, androides criados para fazer o mal, mas que se rebelam contra o seu destino e escolhem o caminho do bem. Particularmente interessantes são as aventuras do pirata espacial Capitão Harlock, desapontado com uma Terra em que os valores estão perdidos numa atmosfera de indiferença. Ele é um herói definitivamente positivo, que luta contra o niilismo e contra a falta de pontos de referência verdadeiros.
Não é uma bela metáfora da sociedade de hoje? A mensagem desse desenho animado é bastante óbvia: temos que rejeitar a insensibilidade e reencontrar os valores da amizade e do encontro com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário