domingo, 5 de janeiro de 2014

Ano novo, vida nova, catequese renovada!




Coluna de orientação catequética aos cuidados de Rachel Lemos Abdalla
Por Rachel Lemos Abdalla

CAMPINAS, 05 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) - Todo final de ano, neste tempo de festas, acontece um rito de passagem muito importante para todas as pessoas. Ele proporciona um momento de revisão do ano que passou e renovação dos sonhos e dos desejos para um novo tempo que se inicia.
E, para iniciarmos o novo ciclo, temos o Papa Francisco como exemplo de nova evangelização no mundo pela sua prática de vida, ensinando, assim, muitas lições para nós. Dentre elas, a mais marcante é o seu exemplo de humildade expresso de várias formas no seu dia a dia. Ele se aproxima de todos sem medo, sem relutância, sem preconceitos. Beija e abraça aqueles que dele se aproximam para pedir a bênção. Fala uma linguagem simples e passa uma mensagem clara que toca o coração e a vida, sem fazer distinção de crenças ou de fé. E demonstra amor pelos pequeninos, os preferidos de Cristo, os pobres e os excluídos, os marginalizados e os doentes. Essa é a sua bandeira!
Que ele seja o nosso exemplo de renovação de mentalidade e aplicação da catequese na vida. Que os catequistas, a cada dia mais, atualizem a fórmula de como tocar o coração dos catequizandos sendo presença viva do Cristo no mundo, atualizando seus ânimos e seus métodos, estudando mais e planejando os encontros de catequese, para que sejam fiéis ao chamado de discípulos missionários responsáveis, sal da terra e luz do mundo na prática da evangelização.
Não podemos nos deixar envolver por nossos preconceitos, lembrando que Jesus acolheu a todos, sem distinção. Para isso, basta imaginar como ele acolheria hoje todas as pessoas com suas escolhas e opções de vida.
O Catecismo da Igreja nos ensina que devemos acolher o próximo sem que haja preconceito pela sua real condição, ‘com respeito, compaixão e delicadeza...evitando todo sinal de discriminação injusta1’, lembrando que Cristo se faz presente em todos aqueles que têm fome e sede de amor e de justiça.
Será que estamos preparados para os novos desafios da evangelização? Temos quebrado nossos paradigmas e preconceitos para receber de braços e coração abertos os excluídos e marginalizados da sociedade? Como estamos sendo Igreja no nosso meio, na sociedade e no mundo? Qual é o rosto que estamos dando para a catequese que deve se renovar constantemente?
Novo ano se inicia e assim também precisamos estar iniciando um processo de abertura de consciência e respeito para como nosso próximo, assim como pede o Papa Francisco: “...nós todos somos filhos do único Pai, fazemos parte da família humana e partilhamos o mesmo destino. Disso deriva a responsabilidade de cada um de atuar, para que o mundo se torne uma verdadeira comunidade de irmãos, que se respeitam e aceitam as diversidades e cuidam uns dos outros... Todos nós devemos construir uma sociedade mais justa e solidária”2.
Feliz 2014 renovando nossa vida e nosso modo de evangelizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário