quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Os carismas são um dom que Deus nos dá por meio do Espírito Santo




 O papa saúda os peregrinos latinos que agradeceram pela beatificação de dom Álvaro del Portillo
Por Rocio Lancho García
CIDADE DO VATICANO, 01 de Outubro de 2014 (Zenit.org) -
 Em mais uma quarta-feira muito animada, o papa Francisco passeou pela Praça de São Pedro com o papamóvel descoberto, saudando os fiéis procedentes de todas as partes do mundo. Francisco recebeu no colo vários bebês e lhes deu a sua bênção. A grande quantidade de latino-americanos presentes se fez sentir: no final da audiência, entre muitos aplausos e manifestações de entusiasmo, eles cantaram para o papa a tradicional canção “Cielito lindo”.
A audiência desta semana foi dedicada aos carismas. No resumo do final do encontro, o Santo Padre disse:
"Queridos irmãos e irmãs! Além dos dons com que nosso Senhor edifica e torna mais fecunda a sua Igreja, nós também temos os carismas. Um carisma é mais do que um talento ou qualidade pessoal. É uma graça, um dom que Deus nos dá por meio do Espírito Santo. Não porque alguém seja melhor que os outros, mas para que o coloque a serviço dos outros com a mesma gratuidade e amor com que o recebeu.
Cada um pode se perguntar: que carisma nosso Senhor me deu? Como é que eu o vivo? Assumo esse carisma com generosidade, a serviço de todos, ou o descuido e talvez até o tenha esquecido ou guardado para mim mesmo?  Os diversos carismas e dons que o Pai presenteia à Igreja são para crescermos em harmonia, na fé e no seu amor, como um só corpo, o Corpo de Cristo, onde temos necessidade uns dos outros e onde cada dom recebido se verifica plenamente ao ser compartilhado com os irmãos. Assim resplandecem a beleza e a força sobrenatural da fé, para que, juntos, possamos entrar no coração do Evangelho e seguir Jesus".
Em seguida, o papa cumprimentou os peregrinos latino-americanos e dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, assim como os fiéis da prelatura presentes em Roma para agradecer a Deus pela beatificação de dom Álvaro del Portillo. "Que a intercessão e o exemplo do novo beato os ajude a responder com generosidade ao chamado de Deus à santidade e ao apostolado na vida ordinária, a serviço da Igreja e da humanidade inteira. Muito obrigado e que Deus os abençoe", disse o pontífice.
Ao terminar as saudações nas diversas línguas, Francisco também dedicou um pensamento especial aos jovens, aos doentes e aos recém-casados. O papa recordou que hoje celebramos a memória litúrgica de Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões, e exortou: "Queridos jovens, que o amor dela pela Igreja seja um ensinamento para a sua vida espiritual; queridos enfermos, que a oração seja instrumento para enfrentar os momentos mais difíceis; e que os queridos recém-casados fundamentem o seu respeito e fidelidade recíproca na casa conjugal".
Antes de sair à praça, o Santo Padre entrou na Sala Paulo VI para saudar os fiéis ali presentes, do Instituto Secular "Pequenos Apóstolos da Caridade", que estão em Roma por ocasião do seu 60º aniversário da fundação. Saudando com afeto as crianças e jovens, o papa lhes disse que estava "muito contente de encontrá-los".

Francisco ainda saudou os bispos e sacerdotes que os acompanhavam, a responsável geral e os dirigentes da associação "Nossa Família", que se ocupa "com tanto cuidado de vocês e das suas necessidades". Francisco observou que o fundador, o beato Luigi Monza, "intuiu a necessidade do apoio especial às pessoas portadoras de deficiências, prestado com competência e com amor. Que o seu carisma, sustentado pelo venerável Paulo VI quando era arcebispo de Milão, seja um exemplo para as famílias e para todos os que têm responsabilidades públicas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário