quinta-feira, 2 de outubro de 2014

México: rosário vivo pela paz e pelos cristãos perseguidos

O cardeal Norberto Rivera convida os fiéis para o evento de fé e pede alimentos para os necessitados
Por Redacao
ROMA, 01 de Outubro de 2014 (Zenit.org) - A arquidiocese da Cidade do México tem, há 23 anos, a tradição de celebrar em outubro o Rosário Vivo. Na edição deste ano, milhares de fiéis rezarão com o cardeal Norberto Rivera Carrera no dia 11 de outubro, sábado, no Estádio Azul.
“Com a alegria do Espírito ao encontro das novas gerações” é o lema deste evento de fé comunitária que reúne milhares de fiéis acompanhados pelos respectivos bispos auxiliares, para manifestar o seu amor a Maria e adorar Jesus na Eucaristia.
A arquidiocese informa em seu site que o rosário é um momento de meditação e de espiritualidade que nos leva a viver a presença de Deus. O objetivo é promover a fé, o amor a Jesus e à Santíssima Virgem, orar por todas as necessidades do país e, neste ano, pedir de maneira especial pela paz no mundo e pelos irmãos perseguidos por causa da sua fé, como ressaltou dom Pedro Agustín Rivera, responsável pela Comissão de Eventos Evangelizadores Massivos da arquidiocese da Cidade do México.
“O santo terço nos unirá e capacitará para pedir com fervor por todas as famílias, pela nossa pátria e pela continuidade do projeto missionário em nossa arquidiocese”, destacou, convidando os fiéis a participar com grande entusiasmo deste encontro de fé.
Nesta ocasião, o Rosário Vivo contará com a animação musical da Associação de Artistas Missionários Eucarísticos. Entre os expoentes está o padre Álvaro Lozano Platonoff, diretor da Comissão de Cultura da arquidiocese, que falará da importância da inserção da comunidade de leigos no projeto missionário arquidiocesano.
A escritora católica e colaboradora da revista “Desde la Fe”, Alejandra Maria Sosa, compartilhará com os presentes uma reflexão sobre a alegria da Nova Evangelização. Uma convidada leiga comprometida dará o seu testemunho na tarefa evangelizadora.
Dom Pedro Agustín Rivera informou que o papa Francisco provavelmente enviará uma mensagem aos fiéis da capital mexicana por ocasião do Rosário Vivo, que é um dos três eventos multitudinários de evangelização que a arquidiocese realiza durante o ano. Os outros dois são a Peregrinação Anual à Basílica de Guadalupe e a festa de Corpus Christi.
O acesso ao Estádio Azul será gratuito, mas a organização pede aos fiéis que, em gesto de solidariedade, doem alimentos não perecíveis para ajudar os irmãos necessitados através dos programas desenvolvidos pela Cáritas da arquidiocese da Cidade do México.
A festa do terço
A história nos conta que no dia 7 de outubro de 1571 foi travada a batalha naval de Lepanto, na qual os cristãos venceram os turcos otomanos. O papa São Pio V pediu que os cristãos rezassem o terço pela frota. Quando se soube do triunfo dos cristãos, foi instituída a festa de Nossa Senhora das Vitórias, em 7 de outubro.
Um ano mais tarde, Gregório XIII mudou o nome da festa para Nossa Senhora do Rosário e estabeleceu a sua celebração no primeiro domingo de outubro, o dia da semana em que tinha sido vencida a batalha. A festa do rosário é hoje celebrada de modo fixo no dia 7 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário