terça-feira, 16 de setembro de 2014

Tomando a Cruz para seguir Jesus

 Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo de Campos (RJ)
Neste domingo celebramos a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Muito embora na cerimônia da Sexta Feira Santa já reverenciamos o Lenho Sagrado, por estarmos em dia de penitência e recolhimento não podemos transbordar de alegria e gratidão venerando ao que foi instrumento e trono da Redenção.

A origem desta celebração remonta ao fato do Imperador Heráclio ter recuperado a famosa relíquia descoberta por Santa Helena, que tinha sido seqüestrada pelos medos. Tal monarca quis homenagear esta vitória com um desfile triunfal em Jerusalém, que foi bem sucedido até que o Imperador que estava levando a relíquia em suas mãos, sentiu um peso descomunal que o impedia de continuar. Veio o Patriarca da cidade e lhe disse que se despojasse de suas insígnias e vestes reais e ficasse apenas com uma túnica e descalço, pois devia imitar a Jesus o servo sofredor, que só levava uma coroa de espinhos e a Cruz como trono da sua realeza ao serviço da salvação da humanidade; desta maneira conseguiu continuar o trajeto.
Os cristãos que pretendem ser fieis seguidores de Cristo também devem se converter a humildade, esvaziamento e abandono da Cruz para servir a Deus e aos irmãos. Nos últimos tempos tem entrado na nossa mentalidade o mundanismo espiritual ao dizer do Papa Francisco, um cristianismo light, sem Cruz nem conversão, de momentos e emoções, de prodígios e sinais externos, com pouca ética e muita estética, com marketing de impacto, mas escasso ou nenhum compromisso com os pobres. A Cruz sempre será a maior prova de amor, o teste da fidelidade suprema, da esperança que não decepciona e da certeza da vitória da Páscoa.
É preciso vivê-la e anunciá-la como o caminho real, que conduz a maturidade do amor, ao fortalecimento da fée a esperança que salva, como o Livro da Sabedoria que ensina o valor e o preço da nossa Redenção. Como afirmava um grande santo contemporâneo: nula dia E sine crucem, nenhum dia sem Cruz, pois ela nos faz crescer no amor solidário, na renúncia, e na justiça maior do Reino.
A Cruz de Cristo não produz vitimas mas santos, formando verdadeiros discípulos missionários que se entregam totalmente a sublime tarefa de salvar almas e instaurar o Reino da paz, justiça, graça e amor. Bendita e Louvada seja nesta terra a Santa Cruz. Louvado seja Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário