domingo, 14 de setembro de 2014

Ave-Maria do Peão



Ave-Maria do Peão



images
Prezados diocesanos. Caros gaúchos e queridas gaúchas. Próximos do dia 20 de Setembro, nós saudamos particularmente os amantes das tradições gaúchas, permeadas de profundos sinais de fé cristã. Não podemos expressar com fidelidade nossa cultura riograndense, sem fazer menção a suas ricas expressões de religiosidade. É com santo orgulho que afirmamos ser a Fronteira Oeste, a Porteira de Entrada do cristianismo em nosso Estado. Já em 1626, junto com os primeiros missionários jesuítas Roque Gonzáles, Afonso Rodriguez e João de Castilhos – declarados Santos das Missões – entrava, pelo Rio Ibicuí, uma linda estampa da Virgem Maria, a qual mais tarde seria chamada Nossa Senhora Conquistadora, padroeira da Diocese de Uruguaiana. Ela conquistava então os nativos desta terra para o seguimento de Jesus Cristo. Por isso, ainda hoje, quais tropeiros de Cristo, a maioria dos gaúchos cavalga com a imagem de Maria, estampada em seu coração.
Apresentamos nesta mensagem a bela prece: Ave Maria do Peão, da autoria de Odilon Ramos. Ela faça entrar em oração os ouvintes e leitores, Pampa afora, sobretudo, os amantes de nossas Tradições, cheias de sinais de fé.
 “Ao reponte do sol que descamba, o dia se aprochega do arremate.Pelos campos e nos matos da querência, o revoar da bicharada voltando aos ninhos… É hora de recolhimento.No rancho que há no interior de mim mesmo, eu, gaúcho de fé, me arrincono e medito.Despindo o poncho da vaidade e do orgulho, tiro o chapéu, apago o pito e me achego pra uma prosa com o patrão maior.Na sua presença, meu sangue quente de farrapo se faz manso caudal.Entrego-lhe minha alma afoita de alcançar lonjuras e abrir cancha em busca do destino.Renuncio à minha xucra rebeldia e me faço doce de boca e macio de tranco, pra dizer: Gracias, patrão, por tudo que me deste!Por esta querência, Senhor, que meus ancestrais regaram com seu sangue e que aprendi a amar desde piá…Pelos meus parceiros desta ronda da vida, sempre de prontidão para me amadrinharem na campereada mais custosa ou para matearem comigo na hora do sossego.Reparte com eles, patrão, esta fé que me deste e este orgulho pela minha querência.Ajuda, patrão, a manter acesa esta chama.Concede sempre ao gaúcho a força no braço e o tino pra saber o que é correto.Dá-nos consciência para preservar a nossa cultura livre da invasão dos modismos.Conserva a essência e a beleza da nossa tradição.E, agora, com licença, patrão, que vou aproveitar a olada para um dedo de prosa com Nossa Senhora.Ave Maria, primeira prenda do céu, contigo está o Senhor, na estância maior.Tu és bendita entre todas as prendas, e bendito é o piá que trouxeste ao mundo: Jesus. Maria, mãe de Deus e mãe de todos nós, roga pela querência e pelos gaudérios que aqui moram, nesta hora e no instante da última cavalgada. Amém”.

Dom Aloísio A. Dilli – Bispo de Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário