domingo, 14 de setembro de 2014

SACRAMENTO, o que é?




“Tu sabes, sempre nas profundezas do teu coração, que tu tens necessidade de Deus, mais do que qualquer outra coisa. Mas não sabes que Deus também tem necessidade de ti, que ele, na plenitude da sua eternidade, necessita de ti!”   (Martin Buber)
(Martin Buber =filósofo, escritor e pedagogo, viveu( 1878-1965) 
O ser humano é um ser social e precisa do outro para conviver. Para comunicar-se criou sinais. ( a fala = sons = letras = palavras) Sinais esses para expressar os sentimentos, as emoções, e criou também os símbolos ( um coração significa bem querer )
A natureza também tem seus sinais (fumaça, trovão, lágrima, sorriso ) são os sinais naturais. Portanto os sinais são naturais ou convencionais.
Mas hoje queremos falar de algo mais intenso, de um sinal mais forte,  que significa amor...
Tenho no meu jardim um pé de alecrim. Ele é igual a todos os outros pés de alecrim que há no mundo. Aquele cheiro gostoso, aquelas flores pequeninas que exalam um perfume próprio. Gosto de olhar meu pé de alecrim... Muitas vezes até converso com ele...trato dele com carinho e atenção.
É igual a todos os demais, exceto numa coisa, foi meu pai que me deu um galho lascado, para ser plantado no meu jardim... Faz tempo! Meu pai já morreu. O alecrim guardou esse gesto, como se do arbusto saísse fios de memória que me ligam a alguém que já não está mais presente.
É uma sensação muito pessoal, apenas a mim esse pé de alecrim é especial,  mágico, que mexe comigo. Os amigos veem a planta, sentem o seu cheiro, mas não percebem o segredo que  existe. Só conhecerão o segredo se eu contar. Apenas eu posso sentir e falar de uma ausência, de alguém que já esteve ali... Lembrar  um rosto,  um sorriso,  uma fala...  Um amor! A memória faz a imaginação voar, ela enche o ar com coisas humanas, de parceria, fidelidade e muitos anos vividos juntos. O meu pé de alecrim desperta em mim saudades, faz brotar em meu coração a memória do amor e o desejo de voltar a ter sua presença física de meu pai junto de mim.. Quando há esse despertar de saudades, no coração brota a memória do amor, chamamos sacramento.
O termo sacramento tem origem na promessa de fidelidade que os militares faziam ao imperador, que se manifestava visivelmente no selo que eles levavam.
Para entender bem sacramento, precisamos nos reportar a história da salvação e perceber o significado da obra salvífica de Cristo. Os sacramentos são sinais de comunicam a mistério de salvação realizado em Jesus Cristo.
Para nós cristãos a liturgia é a expressão mais plena, pois é na celebração e nos sacramentos que a comunidade se identifica. Os sacramentos são sinais da presença de Deus, do seu amor por cada um de nós, é uma graça eficaz que produz frutos, ou seja, conduz a uma vida pautada nos ensinamentos de Deus, á escuta da Palavra e uma vida cristã engajada na comunidade de fé.
Exige fé e compromisso. Não é fato de receber o rito que salva. Quem salva é Cristo, e quem se salva é quem aceita Jesus Cristo e nele crê.
Jesus Cristo é o sacramento do Pai, pois é o grande sinal do amor de Deus, o sinal de salvação que Deus realizou em Jesus Cristo. Toda a vida terrena de Jesus são sinais que tornam visível a ação de Deus no mundo, na humanidade. Pois é em Cristo que encontramos Deus , a  graça da salvação.
A Igreja é o sacramento de Cristo, que realizou sua missão entre os homens, viveu fazendo o bem, sempre obediente a vontade do Pai, entregou-se a morte para salvação da humanidade. A Igreja é sinal do amor de Cristo por nós, pois nela ele está presente e através dela continua a conduzir o cristão para o Pai, para vida plena. A Igreja é o caminho para alcançar a salvação.  A Igreja é o sinal e instrumento de intima  união com os seus e da unidade do gênero humano. Por isso a Igreja, como sacramento de unidade tem um povo santo, unido a Cristo e ordenado por um bispo. Pois ela se destina a santificação dos cristãos, a edificação do Corpo de Cristo e ao culto a Deus.
São sete os sacramentos da Igreja, as indicações do caminho, são encontros com Jesus em momentos significativos da vida. Por isso exige três realidades para ser visível, sensível e perceptível que são: Palavra, gesto e pessoa ou objeto.

Sacramentos de Iniciação Cristã: Batismo – Crisma – Eucaristia
Sacramentos de Cura: Confissão - Unção dos Enfermos
Sacramentos de Serviço: Ordem – Matrimônio.
PORTANTO:
Sacramentos são sinais de uma realidade espiritual que existe no coração de cada pessoa humana e na comunidade de fé.
São sinais expressos por Ritos, ou seja, por  cerimônias litúrgicas, palavras e uso de alguns símbolos, gestos.
São sinais que levam a relembrar, motivar e crescer na fé, no amor e na comunidade de qual é membro. Por isso são chamados sinais sagrados.


                                                  Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário