quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nossa Senhora do Rosário

"Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral!
Por Fabiano Farias de Medeiros
HORIZONTE, 07 de Outubro de 2014 (Zenit.org
- Santo Afonso de Ligório nos ensina que o Rosário é a homenagem mais agradável à Mãe de Deus. Nossa Senhora do Rosário é o título que foi dado à Mãe de Deus por conta da aparição da Virgem a São Domingos de Gusmão no ano 1208 quando estava na Igreja de Proulli e recebe Dela um rosário. São Domingos, motivado a levar o Evangelho a todos e encontrando muitos desafios, dedicou-se durante três dias à oração e eis que recebeu da Virgem uma visão na qual lhe apresentava o rosário. Assim dizia a Virgem: “Eu te digo, então que o instrumento mais importante foi à saudação angélica, ou a Ave Maria, que é o fundamento do Novo Testamento e portanto se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza e propaga o meu Saltério.”  A partir daí São Domingos confeccionou um cordão com as contas divididas nos Pais-Nossos e Ave-Marias.
A celebração deste dia em honra a Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V no ano de 1572 com o título de “Festa da Vitória”, recordando a heroica vitória naval travado pela Liga Santa contra o império dos Otomanos que ficou conhecida como a Batalha de Lepanto.
A Batalha de Lepanto foi uma forte e heroica investida cristã contra as forças otomanas. No dia 07 de outubro de 1571, no golfo de Lepanto a esquadra católica com pouco mais de 200 caravelas enfrentou um poderoso exército naval sob a proteção de Deus e a intercessão de Nossa Senhora. D. João da Áustria conduzia a frota e distribuía terços e escapulários aos seus tripulantes e com voz forte os impulsionava dizendo: “Todos cuidem de cumprir seu dever. Ponde vossa esperança unicamente no Deus dos Exércitos, que rege e governa o universo”. O Papa Pio V, devoto de Nossa Senhora pediu que fosse intensificado a oração do Rosário e todos assim o fizeram. Quando a armada inimiga assolava a frota de D. João, tiveram a visão de uma Senhora de aspecto majestoso e ameaçador que por cima dos montes ia ao seu encontro. Assim, os otomanos dispersaram-se e foram vencidos pela frota de D. João. Ao mesmo tempo, o Papa tinha uma visão da vitória de seu exército e bradou: “Vamos agradecer a Jesus Cristo a vitória que acaba de conceder à nossa esquadra”.

No ano 1573, o Papa Gregório XIII alterou o título para “Festa do Santo Rosário”. Esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII e é celebrada todo dia 7 de outubro de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário