sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Na oração podemos pedir tudo a Deus, mas Ele dará sempre mais

Na missa em Santa Marta hoje, o Papa explica que o maior dom que o Senhor nos dá é o Espírito Santo e que a Trindade não é uma idéia no ar, mas pessoas reais
Por Salvatore Cernuzio
ROMA, 09 de Outubro de 2014 (Zenit.org)
O "Deus spray" não existe. O Pai, o Filho e o Espírito Santo não são "uma idéia no ar", mas pessoas reais. Este assunto sempre aparece nas homilias do Papa Francisco, ainda hoje em Santa Marta, o Papa reafirmou que cada pessoa da Trindade está próxima ao homem de uma maneira específica: "Jesus é o companheiro de caminho que nos dá o que pedimos; o Pai que cuida de nós e nos ama; e o Espírito Santo é o dom, é ‘algo mais’ que nos dá o Pai, aquilo que a nossa consciência não ousa esperar."
Porque Deus – destaca o Papa, inspirado no Evangelho do dia – nos dará sempre mais do que aquilo que pedimos na oração: "Deus jamais te dará um presente, algo que você peça, sem algo a mais que o torne mais belo."
E este "algo a mais" que nos dá o Pai Eterno é o Espírito: "Este é o verdadeiro dom do Pai", comentou Francisco. "Eu peço esta graça, peço isto, bato e rezo muito(...) Só espero que me dê isto. E Ele, que é Pai, me dá isto e muito mais: o dom do Espírito Santo".
O Senhor "tem muita misericórdia" - destaca o Papa Francisco -. "É próprio da misericórdia de Deus não apenas perdoar (isso todos nós já sabemos), mas ser generoso e dar mais e mais....". Ele é um amigo, “um amigo de ouro", como aquele da parábola de hoje, que dá tudo o que pede o insistente hóspede noturno.
Jesus, explicando aos seus discípulos sobre o que é a oração, compara a "um homem que à meia-noite foi pedir uma coisa a seu amigo". Ele recorda que o Pai Celestial é o mesmo "que se preocupa com a alimentação dos pássaros do campo", Ele é "o amigo que nos acompanha no caminho da vida", "nos ajuda", "nos dá o que pedimos". E "nos ama muito".
Assim - explica Bergoglio - Cristo "quer despertar a confiança na oração". De fato, pouco depois exorta os discípulos, dizendo: "Peçam e lhes será dado, busquem e achareis, batam e se abrirá; porque quem pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, será aberto".
"Isto é oração - diz Francisco-: pedir, tentar entender, bater à porta do coração de Deus". E o Pai "dará o Espírito Santo a quem lhe pedir”. Esta oração é "Trinitária"- sublinha o Papa-.

E concluiu: "Às vezes dizem: Mas você acredita? Sim! Sim!; No que você acredita?; Em Deus!; Mas o que é Deus para você?; Deus, Deus. Mas Deus não existe: Não se escandalize! Deus assim não existe! Existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo: são pessoas, não são uma idéia no ar... Este Deus spray não existe! Existem pessoas!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário