quarta-feira, 9 de outubro de 2013

SEGUIR JESUS: EIS A MISSÃO



         A mais completa revelação de amor de Deus nos veio na pessoa, na vida e na palavra de Jesus. Acreditamos fortemente em Jesus, mas não basta ter fé em Jesus, amá-lo e cantar-lhe louvores, se não colocarmos em prática os ensinamentos de Jesus. Estaremos em um caminho seguro se cultivarmos uma fé semelhante a de Jesus, ou seja, cultivar não só a fé em Jesus, mas também a fé de Jesus.
           Eu  tenho uma missão, intransferível que me foi dada por ocasião do batismo e se eu não cumprir a missão do batismo, não sou cristão.                   
 Por isso, é preciso que sejamos fiéis à missão e a doutrina deixada por Cristo. Hoje mais que nunca Cristo precisa de nós, para levarmos suas palavras de amor e esperança a tantos que vivem distante da fé.
                    Vivemos em uma sociedade imediatista, capitalista, discriminadora, individualista, plural e relativista, onde os valores morais, éticos e religiosos são considerados ultrapassados.
           Hoje somos uma sociedade urbana, vivemos uma vida atribulada, na luta para sobreviver a selva de pedra.  Pessoas sendo influenciadas pelo ter, pelo dinheiro, pelo poder e prestigio. Os meios de comunicação com a ditadura do corpo, onde só se valoriza a aparência.  As famílias desestruturadas, os jovens sem perspectivas de futuro, e se entregando aos vícios, uma sociedade onde a vida não tem valor, enfim fomos atropelados pelo progresso que fez ruir as estruturas básicas do amor e das relações humanas na sociedade. Em meio a tudo isso está a nossa vida religiosa, e como está?
                     Como Jesus é  preciso anunciar a “salvação”. São Paulo nos alerta em 2Tm 4, 1-5. Proclame a Palavra incansavelmente. A missão acontece com o anuncio da pessoa, palavras e gestos de Jesus Cristo.  A apresentação da verdade é fundamental  para  dar  as   razões   de  nossa fé, pois nunca podemos esquecer a realidade que nos cerca, e de como o testemunho é importante, então como São Paulo diz : ser sóbrio em tudo, suportar o sofrimento e assumir o ministério com paciência.
               A Fé comporta um projeto de vida, um seguimento a Jesus, num caminho que se realiza dia a dia, a cada momento da existência, e requer uma atitude permanente de escuta, discernimento, busca e fidelidade.
              Portanto ao anunciar a Boa Nova é preciso ser coerente, estar centrado em Deus, pois o primeiro passo da missão é para dentro da Trindade, estar centrado em si mesmo, buscar a interiorização que aproxima de Deus.
                 A nossa relação com Deus não faz referência apenas a nossa experiência espiritual.  Mas se dá no trabalho, nas relações humanas, enfim  na sociedade e em todos os momentos, de maneira que é necessário ser cristão em qualquer situação.
                  A  espiritualidade não é algo a parte, mas é um modo de ser, um estilo de vida, animado pelo Espírito Santo. É toda a nossa vida sendo orientada pelo Espírito de Deus. É importante a nossa experiência de Deus ir se ampliando, progredindo para um modo de ser, num projeto de vida.
                Escutar o que Deus tem a nos dizer, saber fazer silêncio e entrar em comunicação com o Pai. Ouvir e meditar a palavra de Jesus, que nos mostra o que fazer e como fazer. Estar com Deus para poder anunciar o seu reino a todos.
                  Jesus apresentou uma nova proposta de vida, baseada no amor, na solidariedade e na caridade, buscando a justiça. Uma mudança de vida que faz mudar as estruturas da sociedade, criando uma sociedade fraterna. 
                  Ser comprometido com o projeto de Jesus é o caminho da salvação, e não são todos os que percebem que é o compromisso que leva ao fortalecimento da fé, o fortalecimento da nossa relação com Deus.
                        Maria Ronety Canibal


Nenhum comentário:

Postar um comentário