quinta-feira, 10 de outubro de 2013

OS CRITÉRIOS PARA A MISSÃO


 


              
Sabendo que há diferentes graus de fé, de participação e de compromisso pessoal com a Igreja, e que devemos ter para cada um, uma resposta adequada, ou seja, em situações diferentes, respostas diferenciadas. Sabendo que a fé é uma graça de Deus, e que cada um tem a chave para abrir seu coração para receber dons de Deus.  Enfim sabendo que a fé é pessoal, atingir os corações é a nossa meta.
São Marcos relata em seu Evangelho a prática ou atividades de Jesus, pois é através de seu agir que Jesus vai revelando  a vontade do Pai. Portanto na leitura do Evangelho é importante perceber quais são as atitudes de Jesus, nas diferentes situações.  Ter sempre Jesus como exemplo.
Aqui temos sete critérios a partir das atitudes de Jesus relatadas por São Marcos,  1, 16 -45.

Mc 1, 17. “Jesus disse para eles: Sigam-me eu farei vocês se tornarem pescadores de homens.”
1ª Atitude de Jesus – reúne pessoas para o seguirem.
Então, reunir pessoas em torno de Jesus, agrupar para a experiência pessoal com Jesus. Viver em comunhão com Deus é testemunhar a Igreja.
Saber que viver em comunhão é ter ternura pelo ser humano, é ter compaixão pelo outro. É saber partilhar, ser solidário com os mais necessitados. É fazer o outro sentir-se importante para Deus. Ser para o outro o rosto da Igreja, saber acolher com carinho cada irmão, fazer com que cada um sinta a alegria de ser cristão e  a caminho  da salvação.
Enfim testemunhar que somos capazes de viver juntos como irmãos, do jeito que Jesus ensinou. Viver em comunidade.

Mc 1, 21-22.
2ª Atitude de Jesus - fala com autoridade.
Faz nascer a consciência critica, discernimento. Ajudar as pessoas a terem critérios de escolhas, o bem, o limite.
 O caminho da salvação passa por atitudes e posicionamentos bem concretos em relação ao que se passa a nossa volta. Não podemos querer fugir dos apelos que chegam até nós. É ilusão pensar que a Igreja esta a parte do mundo, onde não entram influencias externas tanto negativas como positivas.
 Hoje existem temas que estão em discussão a nível mundial, questões como “ os embriões para pesquisa” a “ homossexualidade”  e o, “ aborto”, entre outros, e é preciso tomar uma posição a luz dos ensinamentos da Igreja.

 Mc 1, 23-29.
3ª Atitudes de Jesus – manda até os espíritos maus.
Identificar o mal que estraga a vida, sempre houve na humanidade  males que afligiram as pessoas. A nossa missão também passa por aqui. Isso vai exigir preparo e discernimento, temos que ter bem claro o que é essencial e o que é secundário. Temos que cuidar bem dos argumentos, para poder convencer e converter.

Mc 1, 29-31.
4ª Atitude de Jesus – cura, segurou a sua mão e mandou levantar-se.
Recuperar a dignidade humana. A evangelização abrange integralmente a pessoa, corpo e espírito. Somos todos imagem e semelhança de Deus, portando não podemos permitir que o nosso irmão passe  necessidade.  Alimentar o corpo e alma. Recuperar o irmão para o serviço à comunidade. Não basta ler estatísticas sobre a pobreza, é preciso dar prioridade a projetos que ajudem a mudar a situação.

Mc 1, 35
5ª Atitude de Jesus - foi rezar em um lugar deserto.
Manter-se unido ao Pai por uma vida de oração, precisamos nos disciplinar, cultivar o silencio e interiorização que nos faz crescer. Já vimos que é preciso estar sempre em sintonia com Deus. Pois só assim teremos condições de cumprir a missão.

 Mc 1, 36-39.
6ª Atitude de Jesus – todos estão te procurando... pregando....
Não desaminar, sempre recomeçar com paciência, não contentar-se com os resultados. Muitas vezes parece que não há bons resultados, mas saber que estamos a semear e que a colheita não é nossa.  Ir até as pessoas, até as periferias onde estão os excluídos também da fé. Dar atenção a cada um que chega tratar com carinho, saber ser acolhedor. O que atrapalha a evangelização é olharmos o outro do alto, com superioridade. Se quisermos que outro se sinta nosso irmão, é como irmão que temos que trata-lo, em pé de igualdade. Criar laços, pois de longe não se percebe como o outro é. Os pés nos ajudam a chegar mais perto, o pé ajuda a converte a cabeça e o coração. Jesus não fazia discurso de pedestais, ele andava no meio do povo simples.

Mc 1, 40-45.
7ª Atitude de Jesus – não conte nada a ninguém.
Reconduzir o excluído a convivência, a Igreja deve ser sinal vivo de que é possível organizar de outra forma as relações humanas, com prioridade absoluta a caridade fraterna A missão deve fortalecer o trabalho da Igreja neste sentido.  A exemplo de Jesus, dar prioridade aos necessitados. Jesus não andou com os mais santos, andou com os doentes, os pecadores, os que eram excluídos do sistema, e os acolheu como gente que também tem o direito de ser feliz.
                      
Não há como ser missionário sem defender os pequenos, pois a missão nasce da contemplação de Jesus que tem um projeto de vida para toda a humanidade, O Reino. E se abastece da indignação diante da não vida, miséria e exclusão. A fé de Jesus exige que se coloque a vida humana como prioridade porque entende que é isso que o Pai quer.

                                                                               Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário