sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DIMENSÕES DA MISSÃO




Sabendo que a missão é para a pessoa humana, e que  abrange todos os aspectos do ser humano, temos então:
1- dimensão antropológica
2- dimensão teológica
3- dimensão escatológica
4- dimensão eclesiológica
5- dimensão existencial

1 – A dimensão humana da missão – (antropológica) - Toda a pessoa tem o direito de conhecer a pessoa de Jesus Cristo e o seu projeto, para ter a possibilidade de ter uma vida plena em Cristo. São Pedro em seu discurso afirma que para ser fiel a Jesus é preciso que a missão aconteça, e reconhecer que se faz com a presença do Espírito Santo, pois ele sopra onde quer. A missão não deve ter limites, pois o projeto de Deus inclui todos os povos e culturas. A missão é sempre atual, nunca se esgota, pois são muitas as pessoas de boa vontade que buscam de coração sincero e reta consciência, a fazer o bem e nele viver.

2- A dimensão divina da missão – (teológica) – Toda a missão parte de fé em Cristo, Pedro em seu discurso renova a sua profissão de fé, buscando a fundamentação na ressurreição de Cristo, da qual afirma ser testemunha. Portanto, não há outro nome, a não ser o de Cristo para encontrarmos a salvação. Foi essa a forma que Deus nos deu de salvação, ele se fez homem para nos apontar o caminho. É o Deus único e verdadeiro, aqui está o fundamento de toda a fé, é em Jesus que buscamos a perfeição, a santidade para alcançarmos a vida eterna.

3- A dimensão escatológica da missão – Para que encontremos a salvação precisamos o perdão de nossos pecados. A tarefa da missão é conduzir a humanidade para Jerusalém. Embora tentamos ser bons, humanitários e solidários e tentar fazer boas obras, na verdade nós somos apenas seguidores de Jesus. Seguidores na fé, na esperança e na caridade. É através dele que nos identificamos, que esta o nosso agir e o nosso ser. É para ser de Deus que fomos criados, dele viemos e para ele voltaremos, e isso que da sentido a vida. Sem essa perspectiva, a missão perde o sentido.

4- A dimensão eclesiológica - Para podermos de fato realizar a missão precisamos participar da comunidade de fé, pois Pedro nos lembra que sozinho nada se faz. Ter comunhão com os irmãos, e estar aberto a todos aqueles que querem também participar desta alegria. Não podemos excluir ninguém, pois a lógica de Jesus é de inclusão. É o Espírito Santo que nos aponta o caminho da comunhão, que nos mostra a identidade comum de todos os que foram tocados por Deus. Disse Jesus: “Ninguém pode vir a mim se o Pai não o chamar.” Ai esta a Igreja, está a comunidade de fé que estabelece o vinculo da unidade. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade e na sua direção somos todos convocados. Ninguém é missionário em nome próprio, ninguém evangeliza por si mesmo, ninguém é discípulo fora da comunhão com Deus e os irmãos.

5- A dimensão existencial da missão – A humanidade caminha impulsionada pelo desejo de comunhão fraterna, embora os sinais contradizem essa afirmação. Há guerras, conflitos, toda a forma de violência, fome e discriminação. A historia da humanidade mostra que o aprendizado é lento e requer muita paciência. Somos muito duros para entender a harmonia, a paz. Almejamos do fundo do coração, que o mundo se torne uma pequena aldeia com uma grande família. Há citações bíblicas que nos animam,  como quando na  Transfiguração  Pedro diz: “ é bom estarmos aqui.e” ou no relato das primeiras comunidades que diz: “ eram todos um só coração e uma só alma.”

              Para nos tornarmos missionários precisamos conhecer alguns passos que nos ajudam a caminhar. Assim temos a missão como discipulado que nos apontam alguns critérios:

Critérios apostólicos
1-     da estabilidade à mobilidade
2-    do ativismo à mística
3-    do triunfalismo à cruz
4-    do eclesiocentrismo ao serviço do reino
5-    do clerical ao ministerial

Critérios existenciais
1-     do individual ao comunitário
2-    do isolamento à coordenação
3-    da exclusividade à complementaridade
                                                                                        Maria Ronety Canibal


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário