quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Viver atentos

.


O tempo presente, este momento atual que estamos vivendo, é o único de que dispomos. A vida é nosso maior tesouro. Por isso, precisamos aproveitá-la, para desfrutá-la, saboreá-la a fim de que nada nos escape, o que nela nos aconteça e o que nós fazemos acontecer.

É exatamente o que nos diz Jesus no Evangelho. Não podemos levar a vida adormecidos e distraídos. É preciso estar atentos porque, a qualquer momento, chegará o Senhor e assim nos pode escapar a melhor oportunidade de nossa vida.

Jesus dá o exemplo dos criados que aguardam a chegada de seu senhor. Nós poderíamos dar o exemplo do jovem que precisa estar atento porque, a qualquer instante, o amor de sua vida pode passar ao seu lado e ele não poderá perdê-lo.

O que não podemos e não deveríamos perder de forma alguma? A que se refere Jesus quando nos pede que fiquemos atentos? A resposta encontra-se na fraternidade.

Conta-se que um jovem – filho de uma família rica – morava em um país pobre. Durante anos, não teve a mínima consciência da pobreza em que viviam muitas pessoas ao seu redor. Frequentava sempre ambientes luxuosos e, quando saia de casa, sempre usava o carro de seu pai ou dos pais de seus amigos e todos tinham os vidros escurecidos. Diziam que era para que o sol não entrasse, mas o vidro escurecido tornava mais difícil ver o que estava do lado de fora do veículo. Os seus irmãos que sofriam convertiam-se em simples sombras sem muita consistência. Até que, um dia, o jovem desceu do carro e viu a realidade. Percebeu que as sombras eram pessoas como ele. Então a sua vida tranquila viu-se envolta por uma tormenta. Já não pode mais continuar vivendo da mesma forma. A isso Jesus quer que estejamos atentos: aos irmãos e irmãs.

O tipo de atenção que Jesus nos pede não é a que tem o homem de negócios para ganhar dinheiro. Ele deseja que nós vivamos de uma forma que valha a pena, isto é, construir a família de Deus. Só assim encontraremos a verdadeira felicidade. Essa é a fé sobre a qual nos fala a segunda leitura. Acreditar em Jesus significa acreditar que Ele está no meio de nós construindo seu Reino. Conforme formos capazes de ver um irmão no rosto daqueles que nos rodeiam, nosso coração será capaz de amar. E amar é viver. Esse é o tipo de vida que Jesus quer para nós. Esse é o tipo de vida para o qual vale a pena estar atento. O resto, todo o restante é perda de tempo e de vida.

Dom Eurico dos Santos Veloso
Colunista do Portal Ecclesia.
Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia e teologia no Seminário Maior São José em Mariana (MG). Governou a arquidiocese de Juiz de Fora entre 2001 e 2009.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário