domingo, 11 de agosto de 2013

O ENCONTRO COM JESUS CRISTO NA COMUNIDADE CRISTÃ


          A comunidade cristã é  o lugar de todo o batizado, é onde se vive à essência da fé, pois aí está o Cristo Ressuscitado. A fé é uma adesão pessoal à pessoa de Jesus Cristo e seu Evangelho. Quem se faz discípulo de Jesus vive em comunidade.  
          É a Santíssima Trindade que chama à comunhão, e   convida cada pessoa para vida em comunidade. Pois o cristão só se realiza plenamente à medida que faz experiência concreta de vida de comunidade, porque  é o ambiente onde se  conhece a disponibilidade , a alteridade e a gratuidade nos relacionamentos, a exemplo do Mestre.      
            Ali as pessoas sentem que os outros são um dom de Deus para si e procuram ser dom para os outros, inspirados pela comunhão da Trindade Santa. Não são família segundo os laços do sangue, mas procuram construir a família de Deus.
             Uma comunidade  dinamizada pelo amor fraterno   é o espaço privilegiado para a vivência e convivência na fé, para  depois ser sinal da presença de Deus no mundo. É isto que significa ser corpo de Cristo, isto é, mediação de encontro das pessoas com Cristo Ressuscitado.        
           Assim sendo é na comunidade cristã  que estão os instrumentos de transformação das pessoas, famílias e da sociedade.          
          O Documento de Aparecida 310, diz que é através das pequenas comunidades que se pode chegar até os afastados, aos indiferentes e aos que alimentam algum descontentamento ou ressentimento em relação  à Igreja.
         “Em tempos de incerteza, individualismo e solidão, a presença de uma comunidade próxima à vida, às alegrias e às dores, é um serviço... a um mundo que necessita vencer a cultura de morte. Comunidades são escolas de diálogo, são pontos de partida para o anúncio, e geram comunhão e missão.” (DGAE 2011-15,64)
         Por isso  é preciso valorizar a pequena comunidade (capela), os grupos de familias, visto que estes estão mais próximos da vida do povo, estão inseridos na realidade social e por isso dão condições para que  mais pessoas  encontrem a Jesus Cristo e sejam transformadas por  Ele.
              Consciente de sua missão, a pequena comunidade se faz  agente de caridade,  busca o bem comum, pois consegue ver no pobre o rosto de Cristo sofredor.
          Diante dessa realidade secularista que vivemos, hoje, é o próprio  Jesus quem convoca  a viver e caminhar juntos. (DGAE 2011-15)
         Porém é preciso saber cativar para a vida fraterna na comunidade cristã, saber acolher com alegria os que chegam e oportunizar  o crescimento e amadurecimento na fé para que despertem para a Vocação e assumam a Missão.
         Logo, Comunidade implica necessariamente em convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores”.  ...“Não há como ser verdadeiro discipulo missionário sem o vinculo efetivo e afetivo com a comunidade dos que descobriram fascinio pelo mesmo Senhor.”( DGAE 2011-15)
         Jesus está presente em  uma comunidade viva na fé e no amor fraterno. Ai Ele realiza sua Palavra: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí eu estou no meio deles.” Mt 18,20.


                                                     Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário