quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA



          A Igreja é o povo de Deus. A Igreja Católica Apostólica Romana, nasceu de Jesus Cristo. Os apóstolos e discípulos de Jesus, a partir de Pentecostes (At 2,1-13) saíram a anunciar o Reino de Deus, cheios do Espírito Santo.
             Os apóstolos falavam ao povo tudo aquilo que Jesus havia ensinado a eles, e afirmavam a Verdade de Jesus a partir da sua Ressurreição. E aqueles que ouviam, aderiam a Jesus, pediam o batismo e tornavam-se cristãos, e, assim foram formando as primeiras comunidades cristãs.
             Ali nas comunidades cristãs, todos eram perseverantes na escuta e reflexão da Palavra de Deus, na oração e na partilha. Em comunidade viviam na pratica  o amor pregado por Jesus Cristo, e davam um testemunho muito forte de fé, da vivencia do amor, e isso fazia com que mais pessoas aderissem a Cristo e assumiam o Projeto de Jesus , a implantação do Reino de Deus.
             Assim foi surgindo o novo povo de Deus, pessoas vivendo a fraternidade, a solidariedade e a justiça do Reino de Deus, por causa de Jesus, que entregou a sua vida em morte de cruz, por amor, e que ressuscitou param mostrar que era verdadeiramente Deus.
            Portanto a Igreja é a comunidade do ressuscitado.
           Também podemos perceber que a Igreja é  não é apenas um prédio, nem somente o Papa, bispo e padre, mas são todos os convertidos e batizados no Espírito Santo em nome de Jesus Cristo e comprometidos com o seu Projeto.
           Jesus veio ao mundo com a missão de construir o Reino de Deus entre os homens. A Igreja permanece com essa mesma missão de levar a mensagem da Salvação a todas as pessoas, em todos os lugares e culturas.
           A Igreja realiza essa tarefa anunciando o Projeto de Jesus. Ela foi instituída por Jesus Cristo para ser missionária, ser sal da terra e luz do mundo.
           Quando rezamos a oração do creio estamos afirmando nossa fé na Igreja, em Jesus Cristo, no Espírito Santo e no Deus Criador.

                       A IGREJA  É UMA COMUNIDADE ORGANIZADA

           Como a sociedade civil, a Igreja também precisa de normas, regras e leis, para que todos possam conviver de maneira organizada e harmônica.
           Vejamos como é a sua hierarquia:

PAPA = ROMA – VATICANO
            É o responsável pela unidade da Igreja no mundo todo, coordena os bispos.
BISPO = DIOCESE OU IGREJA LOCAL( PARTICULAR)
            É o responsável pela unidade da Igreja local – diocese, coordena os padres e o
            povo  de sua diocese.
Pároco = paróquias
            É o responsável pela paróquia.
 Leigos =   Comunidades
          São responsáveis pela comunidade, atuam conforme o seu ministério.
           

                          Maria Ronety Canibal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário