domingo, 9 de junho de 2013

A VOCAÇÃO DE CADA UM



A primeira vocação de toda e qualquer pessoa é a vida. Deus com seu infinito amor  criou, o homem e mulher,  a sua imagem e semelhança, para participem de sua vida e de sua glória.

Deus  teceu no seio materno, ser humano e antes mesmo de  existir já o conhecia e o amava. Somos criaturas de Deus!

A vida é vocação, e sendo assim é preciso dar uma resposta ao Senhor. E a resposta está na própria vida. Dar sentindo a vida, ocupar seu lugar no mundo, realizar a tarefa que lhe foi confiado por Deus, e que ninguém a fará por você.

Portanto a vocação está no valor da vida, no cuidado que ela merece. No cuidado com toda a  criação, (natureza e criaturas) em toda manifestação de vida.

O chamado (vocação) sempre é iniciativa de Deus, que chama e o homem responde. E assim acontece o diálogo entre Deus e o ser humano. Deus é santo e  chama a cada um a santidade através de Jesus Cristo.

A vocação é fruto da relação de amor entre Deus e a pessoa de fé. Por isso, para entender o chamado, é necessário ter intimidade com o Senhor, que é fruto do encontro com Jesus, e, que provoca uma resposta consciente e livre à vocação. É um sim comprometido com a missão. Pois, Deus chama e envia em missão.

É assumindo a tarefa na comunidade cristã que se aprofunda o relacionamento com o Senhor, anunciando a Boa Nova da Salvação ,e como profetas, também denunciar as injustiças praticadas na sociedade.
Confiar no Senhor, assim como Maria, que deu o seu SIM, sem conhecer todo o caminho que deveria percorrer, mas que foi fiel até o fim.

Portanto, é preciso discernir a vontade do Pai, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e amar como Jesus amou. Assumir a vocação com alegria e humildade, vencer as tentações e buscar a força na Palavra de Deus. Seja na vocação de leigo, consagrado ou ordenado.
Viva a sua vocação!
                                                   Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário