sábado, 8 de junho de 2013

A espiritualidade é uma necessidade para todas as pessoas.

               

 O ser humano criado por Deus é composto de corpo e alma e deve haver unidade harmoniosa nesta composição para a pessoa ter equilíbrio. O mundo moderno tem se preocupado muito com o corpo, com o exterior, busca-se a beleza, procura-se perfeição do corpo. Quantas pessoas, homens e mulheres se sujeitam as cirurgias difíceis só para se sentirem bonitos.
                E a alma, o nosso interior quem lembra?
                Hoje, não vemos mais o corpo humano como uma obra-prima de Deus, não o consideramos mais como coisa sagrada de Deus, e esquecemos que somos feitos de matéria e espírito. Hoje, perdeu-se a unidade sagrada do ser humano vivo, que é a convivência dinâmica da matéria e de espírito entrelaçados e inter-retro-conectados.(Boff)
                 A pessoa humana é um ser fundamentalmente espiritual, e a espiritualidade faz parte de sua vida, do seu ser e de sua identidade, podemos dizer “que é a essência, a origem e o principio” .(Fassini)
                         A espiritualidade deve fazer parte da personalidade de cada um, porque se não for assim não é espiritualidade, deve abranger todas as dimensões do ser humano, corpo e alma, pensamento e vontade, palavra e ação, interioridade e comunicação... Enfim ou a espiritualidade é minha, faz parte do meu ser, ou não me realizo como pessoa.
                A espiritualidade é um modo de ser, são atitudes vividas a cada momento, em cada situação ou circunstância, mesmo nas simples tarefas diárias, nos afazeres domésticos,  nos trabalhos, nos estudos, na intimidade do casal...
               Quem cultiva a espiritualidade é uma pessoa centrada, serena, que irradia paz, vitalidade e entusiasmo, porque carrega Deus dentro de si.
                      Portanto, se a espiritualidade é uma dimensão do ser humano,  ela não é privilégio de uma só religião. Cada religião tem a sua forma de cultivar a espiritualidade.
                 Nós católicos vivemos a nossa espiritualidade a partir da ação do Espírito Santo, somos guiados para Cristo em comunhão de amor com a comunidade cristã e com o serviço prestado aos pobres. Deus chama e escolhe e nos dá condições para viver de acordo com a sua vontade.
                São Pedro, na segunda carta, capitulo primeiro nos diz:  “ Por isso façam todo o possível para juntar bondade a fé que vocês têm, a  bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e a perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção juntem amizade cristã e a amizade cristã juntem o amor.” “ ...as Sagradas Escrituras dizem: Sejam santos porque eu sou Santo.”
                 Portanto, a espiritualidade deve provocar uma mudança interior e aos católicos o seguimento a Jesus Cristo.
                                                   Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário