sexta-feira, 14 de junho de 2013

A MISSÃO DE JESUS CRISTO

Jesus Cristo, Deus que se fez homem, nasceu em Belém, em uma manjedoura. Filho de Deus, gerado em Maria pela ação do Espírito Santo, tendo como pai adotivo José. Jesus cresceu em Nazaré, sua família era pobre, sua mãe cuidava dos afazeres domésticos e seu pai era carpinteiro. E ali ora ajudando sua mãe, ora ajudando seu pai, ele cresceu também em graça., que se revela em sua sabedoria. Era uma criança como as outras, embora tivesse consciência que tinha uma missão a cumprir. Jesus cresceu no meio do povo, conhecia os sofrimentos e as angustias deste povo, que era marginalizado e segundo a lei estavam distantes de Deus.

         Jesus Cristo veio ao mundo para nos trazer a salvação, nos libertar do pecado, nos abrir os caminhos que levam a Deus. Trouxe um novo jeito de ser onde prevalece o amor, a bondade, a solidariedade, a sinceridade, a partilha, a doação, a humildade e a alegria de ser cristão. Onde o relacionamento humano esta baseado no perdão, na justiça e na paz. Jesus Cristo veio mostrar o Reino de Deus.

A missão de Jesus foi a de anunciar a todos o Reino de Deus.  Para fazer parte deste Reino basta seguir Jesus. Ter uma mudança de atitudes, uma mudança radical de vida, ou seja, uma conversão. Jesus veio para libertar os pobres e oprimidos, onde todos têm voz e vez, onde os valores estão pautados na pratica do amor, que conduz a fraternidade. Para fazer parte deste Reino é preciso acolher a Palavra de Jesus, ser seu seguidor. O reino de Deus acontece já aqui na terra, a partir do momento de nossa conversão.

Jesus é o enviado do Pai, veio para fazer a vontade de Deus, ele veio a serviço. Aos 30 anos inicia a realização de sua tarefa, retirou-se para o deserto por um longo período, para orar, se fortalecer para então poder vir e ensinar a todos as coisas de Deus. Inicia convidando  pessoas, os apóstolos , para  formarem um grupo, uma comunidade. Jesus ensinava o povo fazendo longos discursos, falava de maneira simples para que todos pudessem entender. Falava parábolas. Realizou milagres e curas sempre com objetivo de indicar sua divindade e mostrar a chegada do Reino de Deus. Sempre ressaltou a fé como  principio. O seu primeiro milagre foi transformar a água em vinho no casamento em Cana.

Jesus vem ensinar o perdão. Ele perdoa os nossos pecados, mas com a condição que também perdoemos as ofensas recebidas. A oração do Pai-Nosso, a oração ensinada por Jesus, diz: “ ...perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido.....” A única coisa que pode impedir a nossa entrada no Reino de Deus é uma atitude de rejeição a causa de Deus. Abandonar o pecado é condição para entrar no Reino.

As atividades de Jesus e sua pregação de justiça e paz, de igualdade para todos, foram criando um ambiente desfavorável em relação às autoridades da época. As autoridades religiosas (judeus) e as autoridades políticas (romanos) começaram a olhar Jesus com alguém que quer perturbar. Jesus  dizia ser o Messias, o enviado de Deus, e questionava a Lei em vigor que era muito dura para com os pobres. O povo judeu a muito esperava pelo Messias que foi sendo anunciado pelos profetas ao longo do tempo. Mas para os judeus o Messias  seria um libertador que viria restaurar a realeza em Israel. Seria um Rei, e não  uma pessoa simples e pobre.

Jesus considerado mentiroso pelos judeus, que blasfemava contra Deus (dizendo-se Deus) e um agitador pelos romanos, foi preso. Condenado, crucificado e morto.  A sua morte foi conseqüência de sua missão. Foi fiel até o fim. Morreu por amor a cada um de nós, para nos trazer a salvação. Pois RESSUSCITOU, provou que era Deus. A sua ressurreição é sinal da nova e definitiva chance que Deus dá aos homens, mas é preciso comprometer-se com Jesus Cristo. A ressurreição é o fundamento de nossa fé, é acreditar na vida eterna, pois Jesus nos abriu assim a porta do céu. Ler 1 Corintios 15,12-19.
                                Maria Ronety Canibal


Nenhum comentário:

Postar um comentário