domingo, 16 de junho de 2013

SOU RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVO

            



      Adeus, - disse a raposa, ‘- eis o meu segredo: só se vê bem com o coração.  
     “ O essencial é invisível para os olhos.”
    ‘ O essencial é invisível para os olhos’ – repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
 ‘ Foi o tempo que perdeste com tua rosa  que fez tua rosa tão importante’.
‘Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa...’ repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
 ‘Os homens esqueceram essa verdade’, disse a raposa.
‘ Mas tu não deves esquecer, tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...’
‘Eu sou responsável pela rosa... eu sou responsável pela minha rosa, ‘ repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
 ( de O Pequeno Príncipe, Saint-Exupery)

          Por que sou responsável?
          Porque não podemos de forma alguma esquecer, que o outro é criatura de Deus, faz parte do mundo, que não somos seres isolados, mas somos seres sociais, e vivemos em sociedade, portanto sou responsável por todos os que me cercam, amigos, parentes, vizinhos.
         Quanto a  realidade que está em nossa volta, questões sociais, de saúde, de educação entre tantas outras, são situações em que  não podemos ficar com os olhos fechados e os ouvidos tapados, pois todos somos responsáveis, caso contrário, é sinal de pecado.
          O que é pecado?
          Pecado é o não que damos à vontade de Deus. Se o  pecado chegou ao mundo foi por causa da irresponsabilidade do homem.
          Sou responsável  pelo sofrimento do povo?
          Existem muitas formas de sofrimento, alguns fruto da natureza, como terremotos, enchentes, secas, mas devemos pensar que o homem não respeita a natureza, quer só tirar proveito. Sou responsável pela rosa....Outros são doenças, e também há a miséria, a exclusão social, como  resultado de políticas públicas mal elaboradas.
         Jesus nos ensinou o amor, a viver em comunidade,  viver a fraternidade. A primeira comunidade é a nossa família, e aí somos responsáveis, pelo amor, pela paz, pelo ambiente de um verdadeiro lar. Eu preciso não esquecer de fazer a minha parte, para melhorar a minha família, o meu bairro, a minha escola, sobretudo na comunidade de fé e em todos os lugares que estou presente.
       O essencial é o amor, amor a toda a criação de Deus. O essencial é invisível!

         Texto bíblico para reflexão: Jo 15, 9-14.
                   Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário