domingo, 11 de maio de 2014

Francisco: "Difundir valores éticos e gerar dinâmicas virtuosas"




















Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã de sábado, 10, o Papa Francisco recebeu um grupo da Fundação ‘Centesimus Annus – Pro Pontifice’ e os participantes do encontro promovido pela fundação. No total, 400 pessoas participaram da audiência na Sala Clementina, no Vaticano.
O objetivo do Simpósio internacional "Sociedade boa e futuro do trabalho: a solidariedade e a fraternidade podem fazer parte das decisões concernentes ao mundo dos negócios?", foi evidenciar que é possível partir dos valores da solidariedade para a retomada do crescimento econômico.

Francisco se dirigiu ao grupo agradecendo por abordar este tema, na atual conjuntura, quando a palavra ‘solidariedade’ é incomoda e termos como justa distribuição dos bens e prioridade ao trabalho causam ‘alergia’. "A grande questão é “estudar de que forma os valores éticos podem se transformar em valores econômicos, gerando dinâmicas virtuosas na produção, no trabalho, no comércio e no mundo financeiro”.

O Papa chamou a atenção para o papel do empresário cristão no âmbito desta pesquisa: usando a consciência, ele deve sempre confrontar o Evangelho com a realidade; e o Evangelho lhe pede que coloque a pessoa humana e o bem comum em primeiro lugar. Deve criar oportunidades de trabalho, e de trabalho digno, difundindo sempre esta base ‘ética’.

A comunidade cristã – prosseguiu – é o lugar onde o empresário, o político, o profissional, o sindicalista, são encorajados a se comprometer e a confrontar-se com seus irmãos. Isto é indispensável, porque o ambiente de trabalho é por vezes árido, hostil e desumano. A crise coloca à prova a esperança dos empresários e não podemos deixá-los sozinhos se passam dificuldades”.

Antes de se despedir do grupo, o Papa incentivou os membros da “Centesimus Annus” a prosseguir em seu testemunho, não só com palavras e teorias, mas concreto, com a experiência de pessoas e empresas que praticam os princípios éticos cristãos na atual conjuntura econômica. Enfim, recomendou que rezem sempre e lhes lembrou o ‘conselho’, dom do Espírito Santo que ajuda a agir e fazer escolhas que conduzem ao bem.
(CM)








Nenhum comentário:

Postar um comentário