segunda-feira, 17 de março de 2014

LITURGIA DA QUARESMA COM INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

 - 1


Caros diocesanos. A diocese de Uruguaiana propôs como tema ou prioridade pastoral de 2014 a Iniciação à Vida Cristã. Esta é entendida como um itinerário catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo (experiência da união com Deus) e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja. Conceber a catequese como iniciação à vida cristã implica em assumi-la como um longo processo vital de introdução dos ainda não iniciados, independente da sua idade, nos diversos aspectos da vida cristã. Como já acontecia nos primórdios do cristianismo, os catecúmenos (os que se preparam para serem batizados) iniciam a caminhada para Deus, rumo à maturidade em Cristo. Por isso a catequese de iniciação à vida cristã nunca pode ser considerada completa ou concluída, com caráter de formatura cristã para o resto da vida. Os cristãos sentem necessidade de uma catequese permanente (IVC 66-69), não somente ocasional para a recepção dos sacramentos. Ao falar do primeiro anúncio cristão, o Papa Francisco afirma: “Na catequese tem um papel fundamental o primeiro anúncio ou querigma, que deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial... Na boca do catequista, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: ‘Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar’... É o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, duma forma ou doutra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos” (EG 164).
Em nosso Ano Litúrgico de 2014, a Palavra de Deus proclamada nos Domingos e solenidades segue a distribuição do Ano A. Assim acontece nos domingos da quaresma que, já nos primeiros séculos da era cristã, têm uma nítida orientação catecumenal na sua escolha. A reforma litúrgica do Vaticano II retomou essa riqueza da Igreja primitiva. Assim, os cinco domingos da quaresma se orientam por leituras que formam unidade e estão ligadas aos sacramentos da iniciação cristã, sobretudo do batismo. Vejamos como isso acontece e continua valendo para nós todos:
*   * Primeiro Domingo da Quaresma: A leitura do Antigo Testamento (Gn2, 7-9; 3, 1-7) narra a criação de Adão e Eva (primeiros seres humanos) e sua desobediência, sua derrota para a serpente (demônio), seu pecado (morte). No evangelho (Mt 4, 1-11) Jesus Cristo é apresentado como o novo Adão, aquele que é tentado no deserto, mas obedece ao plano do Pai e vence o pecado (morte), oferecendo nova vida. O cristão, justificado e unido a Cristo, também pode vencer o mal e alcançar a verdadeira vida: “Onde abundou o pecado superabundou a graça”, afirma a segunda leitura (Rm 5, 12-20). Percebemos intencional paralelo entre Adão (desobediência – pecado – morte) e Cristo (obediência – justificação – vida).
*   * Segundo Domingo da Quaresma: A primeira leitura (Gn 12, 1-4ª) continua o tema do Antigo Testamento: depois da criação e do pecado, Deus chama Abraão, pai da fé e do Povo de Deus, do qual surgirá o salvador. No evangelho (Mt 17, 1-9), Jesus, qual novo Moisés, é transfigurado; Ele é apresentado como aquele que, ressuscitado, vencerá a morte e ressuscitará também os seus discípulos, se com fé o escutarem. A segunda leitura (2Tm 1, 8b-10) recorda que Deus nos salvou e nos chamou gratuitamente para uma vocação santa.
Na próxima semana continuaremos a reflexão sobre as leituras da Palavra de Deus, com inspiração catecumenal.
Dom Aloísio A. Dilli – Bispo de Uruguaiana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário