quinta-feira, 20 de março de 2014

QUARESMA


A Quaresma é o tempo litúrgico de preparação a Páscoa.
O termo quaresma vem do latim quadragésima e se refere ao período de quarenta dias que antecede a festa maior do Cristianismo, a Ressurreição do Senhor. Inicia na Quarta -feira de Cinzas e vai até a Quinta-feira Santa.
É um tempo propicio à oração, o jejum, a leitura e reflexão da Palavra e a pratica da caridade. Um tempo de recolhimento interior, de penitência e conversão,  de perdão e reconciliação.
É um convite para que cada católico faça uma revisão de vida,  para a confrontar com o Evangelho de Jesus Cristo e mudar o que for preciso em sua vida, no seu modo de ser e agir, para ficar mais próximo do Senhor.
A liturgia quaresmal é rica em símbolos, vejamos alguns:
Cinzas:revela a fragilidade da vida e nos remete a eternidade com Deus. Dás cinzas rebrota a vida, e recorda ao cristão que a vida é uma luta continua contra o pecado. Expressar a conversão.
Cruz:representa o cristianismo, no batismo somo assinalados pelo sinal da cruz em nossa testa, pertencemos a Cristo. É a Nova Aliança realizada na Páscoa de Jesus. A vitória de Cristo sobre a morte. O sinal da cruz revela a fé em Cristo Jesus que pela Cruz nos trouxe a salvação.

Penitência e jejum: significa  aproximação ao Senhor, é a valorização da dimensão espiritual na vida. É o  crescimento interior que contribui para a vivência de uma vida mais simples, liberta do consumismo.
                                                            Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário