domingo, 12 de janeiro de 2014

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS



O primeiro mandamento nos diz: “Amar a Deus sobre todas as coisas”.
Deus criou todas as coisas, o céu e a terra, a natureza, os animais, o ser humano. Portanto, tudo, vem de Deus. Se tudo vem de Deus é apenas para ele que precisamos nos voltar.
Esse mandamento é um apelo à pessoa humana para que creia em um só Deus, tenha esperança Nele e, sobretudo tenha amor ao Criador.
É uma exigência de Deus para que o povo o acolha e o adore. Porque  Deus nos amou primeiro.
O povo hebreu, que por quatro séculos viveu no Egito, estava contaminado pelos costumes pagãos, pelo culto a vários deuses, superstições, magias...
Deus, para o povo hebreu, é o todo poderoso, é aquele que os libertou da escravidão no Egito.  Por isso Deus chama para si o amor, o culto, a fé.
Deus não quer representações de sua imagem, pois ele se   revela com palavras e ações.
Nesse mandamento vemos  Deus mostrando a sua vontade para com seu povo, é Deus se desvendando cuidadoso e amoroso. E  Deus retribui com muitas bênçãos todo aquele que segue fielmente o mandamento, que observam os  seus preceitos.
Amar a Deus sobre todas as coisas significa: fé, esperança e caridade, são as virtudes cristãs que todos nós devemos praticar.
-Fé significa acreditar e confiar Nele, dar testemunho Dele.
-Esperança é esperar em Deus, é ter a disposição  de  agir  conforme a sua vontade.
-Caridade é querer corresponder sinceramente ao amor divino.
Viemos de Deus e para Deus voltaremos, por isso é preciso Amá-lo sobre todas as coisas.
Jesus Cristo confirma o amor  de Deus por cada pessoa, e pede que a nossa resposta seja de amor a Deus a ao próximo.
Jesus é a alimento do amor de Deus, veio ao mundo para nos salvar, é a Eterna Aliança. Dá-nos condições de voltarmos para Deus. É o caminho.
Nos tempos atuais ainda é preciso lembrar ao povo dessa vontade de Deus. Pois muitos estão se deixando levar pela ânsia de viver as coisas do mundo. Cresce a procura por magias, horóscopos, superstições, ídolos, espiritismo... Enfim o povo esta mais uma vez contaminado por princípios pagãos e escravos do mundo.
“Não terá outros deuses” diz o Senhor. As nossas orações, culto e graças devem ser dirigidas ao único Deus, vivo, que faz viver, que nos mantém livres e intervém na história. Que une em torno de si todo aquele que o ama sinceramente, construindo a cultura do amor.
Portanto, esse mandamento existe para que o povo viva livre e dignamente. Desfrutando com consciência  da natureza que Deus nos oferece.
                                   Maria Ronety Canibal

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário