quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

. Iniciamos o Ano do Senhor de 2014. Que ele seja abençoado para todos nós. A Diocese de Uruguaiana, como em diversas outras Igrejas particulares do Rio Grande do Sul e do país, seguindo o espírito do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, assume como prioridade ou tema pastoral do ano: A Iniciação à Vida Cristã. Por isso, entre as primeiras mensagens do novo ano, queremos abordar este assunto. Ao contemplarmos a nossa vida cristã, percebemos que há duas importantes fases, enquanto vivemos neste mundo: a Iniciação à Vida Cristã e a Vida Cristã Permanente. A primeira fase contempla todo processo de conhecimento e encontro com Jesus Cristo e de inserção na comunidade cristã. Ela contempla três sacramentos que formam unidade: batismo, eucaristia e crisma (confirmação). Nos primórdios do cristianismo, quando a iniciação acontecia normalmente com adultos, estes três sacramentos eram recebidos numa mesma celebração, na Vigília Pascal, depois de longo processo de preparação, chamado catequese catecumenal (para os que se preparam para serem batizados). A restauração do catecumenato, atualizado aos nossos tempos, deseja retomar a dimensão mística e celebrativa da catequese dos primeiros séculos, a fim de que os iniciantes possam fazer uma autêntica experiência cristã (IVC 59). É um processo gradual ou itinerário catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo (experiência da união com Deus) e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja. O Documento de Aparecida afirma: “Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (DAp 287). Conceber a catequese como iniciação à vida cristã implica em assumi-la como um longo processo vital de introdução dos ainda não iniciados, independente da sua idade, nos diversos aspectos da vida cristã. Na verdade, os Catecúmenos começam a caminhada para Deus, rumo à maturidade em Cristo. A catequese de iniciação à vida cristã nunca pode ser considerada completa ou concluída, com caráter de formatura cristã para o resto da vida. Os cristãos sentem necessidade de uma catequese permanente (IVC 66-69), não somente ocasional para a recepção dos sacramentos. É o espírito da Nova Evangelização, que usa a linguagem de “Igreja em estado de missão permanente” (DGAE – 2011-2015, n. 85).
            Por isso podemos falar numa segunda fase: Vida Cristã Permanente. Se hoje o sacramento da Crisma, de certa forma, conclui a Iniciação à Vida Cristã, ao mesmo tempo inicia a fase permanente, que continua o amadurecimento da fé por toda vida, com definição vocacional e inserção gradativa na vida e missão da comunidade cristã (IVC 121). Por isso, a Iniciação à Vida Cristã deve acontecer não apenas uma vez na vida das pessoas. A adesão a Jesus Cristo deve ser “refeita, fortalecida e ratificada tantas vezes quantos o cotidiano exigir... Nossas comunidades precisam ser comunidades diuturnamente mistagógicas, preparadas para permitir que o encontro com Jesus Cristo se faça e se refaça permanentemente” (DGAE 2011-2015, n. 41). Trata-se de uma catequese não ocasional (só para sacramentos), mas permanente (DGAE 2011-22015, n. 85), aberta para todas as idades e situações da vida.
          Que o ano de 2014 seja de Iniciação à Vida Cristã para muitas pessoas de nossa Diocese e de continuação e aprofundamento para os já iniciados há mais tempo, e que sentem necessidade de constante aprofundamento na fé cristã. Todos são bem-vindos para aprofundar seu encontro com Jesus Cristo e integrar-se sempre mais na comunidade de fé!
Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário