quarta-feira, 16 de outubro de 2013

UMA FÉ CONCRETA



O Ano da Fé nos leva a meditar mais profundamente sobre a fé pessoal, no nosso modo de viver. O papa Francisco tem lembrado aos cristãos, que a fé comporta um estilo de vida, um jeito de viver, pautado nos critérios  do ensinamento de Cristo.
Vivemos em uma sociedade não que não se identifica com  os valores cristãos. É uma sociedade egoísta,  consumista e relativista, regida pelo dinheiro e pelo poder, que não valoriza a vida, que exclui e marginaliza o pobre, o desvalido...
O cristão de hoje não se encontra mais na primeira linha da produção cultural, mas recebe sua influência e seus impactos. As grandes cidades são laboratórios dessa cultura contemporânea complexa e plural.”(DAp509)
E viver concretamente a fé, hoje,  é como caminhar contra a corrente. Portanto ser cristão católico exige fé e perseverança, oração e participação comunitária.  Conhecer a Palavra  de Deus e vivê-la em toda e qualquer circunstância.
Muitas pessoas ainda não têm uma fé adulta, precisam de uma catequese adequada, que ajudará a entender, cultivar e viver os princípios cristãos, na família, na comunidade, no trabalho, no lazer e, sobretudo na política.
Ser católico é estar comprometido com a transformação da sociedade, através de pequenas ações que buscam a  justiça e a paz. Sonhar com um mundo melhor parece utopia, mas na verdade deve ser a aspiração de todo cristão. Pois, Jesus veio ao mundo para implantar o Reino de Deus, um reino de amor, solidariedade e paz.
Os leigos católicos conscientes de seu compromisso têm atuado na sociedade na busca de uma vivencia social mais de acordo com o projeto de Deus.
O Documento de Aparecida diz que: “A coerência entre fé e vida no âmbito político, econômico e social exige a formação de consciência, que se traduz no conhecimento da Doutrina Social da Igreja...porque a vida cristã não se expressa somente nas virtudes pessoais, mas também nas virtudes sociais e políticas.”(505)
Portanto, faz-se necessário buscar uma nova relação com o Senhor para motivar-se e renovar os valores pessoais, e tomar consciência da missão de todo cristão na sociedade.
Pense nisto!
                                      Maria Ronety Canibal



Nenhum comentário:

Postar um comentário