terça-feira, 1 de outubro de 2013

O PÃO DA VIDA


 

                                               
        Eu sou o pão da vida que desceu do céu.
      Quem comer deste pão viverá eternamente.” 
                                  (Jo  6,51)

 Essa afirmação de Jesus faz pensar cuidadosamente na  vida  aqui na terra e na eternidade. Para alcançar à vida eterna é preciso ser bom cristão e  seguir fielmente os ensinamentos de Jesus.

O compromisso que é assumido na comunhão é muito sério. Comungar é repartir, é fazer comunhão com a pessoa e o projeto de Jesus, que é um projeto de vida e que exige uma transformação pessoal e consequentemente da sociedade. Comungar é valorizar a vida em toda e qualquer situação.

E é nesse sentido que se comunga? Ou se faz  sem   compromisso com Jesus, com a comunidade, com o irmão e com a  sociedade.  Se não há partilha, se não há responsabilidade diante do Pão vivo que se recebe no altar, por que comungar? Se estamos fazendo a vontade do Pai por que há tanta fome, miséria e injustiça no mundo? 

O Projeto de Deus é ter fartura na mesa de todos, é ter trabalho para todos, é ter vida digna para todos. Jesus veio para isso, se fez alimento para  fortalecer a caminhada deste mundo rumo a vida eterna, para que todos tenham vida em abundância. (Jo 10,10)

Então é necessário perguntar: vamos a Jesus para segui-lo ou temos falsificado sua mensagem e o transformamos em mais  um ídolo que não dá vida? Se Ele veio do céu para fazer a vontade do Pai, a vontade de quem nós estamos fazendo?

Na Liturgia reconhecemos a presença de Jesus no meio de nós? Participamos da Celebração Eucarística   de coração aberto para Jesus poder tomar o seu lugar? Quantos  louvores e cânticos são proferidos com alegria ao Senhor, quantas pessoas comungam todos os domingos?  E  nenhuma mudança acontece , a sociedade continua vivendo a cultura da morte, do consumismo egoísta, do insensível individualismo anti solidário?

Precisamos refletir profundamente sobre a comunhão, sobre a presença viva de Jesus neste Pão, e voltar a dar à Eucaristia seu sentido original: comungar com a pessoa e o projeto de Jesus, para que  volte a ser de fato o pão da Vida.
                           Maria Ronety Canibal




Nenhum comentário:

Postar um comentário