quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A BÍBLIA SAGRADA


                                        



A palavra Bíblia vem do  grego biblion e quer dizer livros, ou seja a bíblia não é apenas um livro mas uma coleção de livros.  Ela se divide em duas grandes partes: Antigo Testamento -  (também chamado de Primeiro Testamento) e Novo Testamento –  (igualmente chamado de Segundo Testamento).
Com   73 livros a sua leitura expressa unidade e diversidade. Unidade como fruto da caminhada de um povo que confiou no seu Deus, e diversidade proveniente dos diferentes gêneros literários e da intenção de cada autor por isso, que cada livro deve ser visto dentro do seu contexto histórico, para não haver distorções na sua interpretação.
A Bíblia faz o relato da historia da humanidade, marcada pelo nascimento de Jesus Cristo. No Antigo Testamento conta a caminhada do povo de Israel desde Abraão  até os últimos profetas, e o Novo Testamento mostra as atividades de Jesus e da Igreja nascente.
A expressão testamento nasce do conceito teológico, que a Aliança entre Deus e seu povo, foi firmada com testemunhas.
A fé de que a Bíblia é Palavra de Deus é o que mais caracteriza a leitura cristã da Bíblia. É por ser Palavra de Deus que a Bíblia tem  autoridade. A Palavra de Deus, porém, não está só na Bíblia. Deus também fala pela vida, pela natureza, pela história (DV 3). A leitura da Palavra escrita da Bíblia ajuda a descobrir a Palavra viva de Deus na vida.
Santo Agostinho dizia: 'Lembrai-vos de que o discurso de Deus que se desenvolve em todas as Escrituras é um só, e um só o Verbo que Se faz ouvir na boca de todos os escritores sagrados". Assim a Palavra de Deus dá-se a nós na Sagrada Escritura, como testemunho inspirado da revelação, que, juntamente com a Tradição viva da Igreja, constitui a regra suprema da fé.(VD 18)
Por ser Palavra de Deus, a Bíblia, quando "lida e interpretada naquele mesmo Espírito em que foi escrita" (DV 12), comunica a luz e a força oeste mesmo Espírito aos que a lêem. Por isso, a Palavra de Deus tem força para realizar o que transmite (DV 21).
A Palavra de Deus tem uma ligação intrínseca com a fé. São Boaventura afirma que sem a fé não há chave de acesso ao texto sagrado: “Está é o conhecimento de Jesus Cristo, do qual tem origem, como de uma  fonte, a segurança e a inteligência de toda a Sagrada Escritura. Por isso é impossível que alguém possa entrar para a conhecer, se antes não tiver a fé infusa de Cristo que é a lanterna, porta e também fundamento de toda a Escritura.”(VD29)
Por isso, para a compreensão  da Palavra de Deus, contida na Bíblia Sagrada, é necessário entender e viver o valor essencial da ação litúrgica.(VD52) Pois na liturgia está a Palavra de Deus celebrada como palavra viva e atual.
                                        Maria Ronety Canibal




Nenhum comentário:

Postar um comentário