quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A ESPIRITUALIDADE SEGUNDO DOCUMENTO DE APARECIDA



O Papa Francisco nos seus discursos durante a JMJ2013Rio, citou varias vezes o Documento de Aparecida, dando ênfase ao seu conteúdo e sua vigência. Assim vamos refletir a luz de Aparecida a espiritualidade católica.
A Igreja preocupada com o povo Latino Americano fez um estudo sobre a sua realidade, e na  Conferência de Aparecida os Bispos analisaram, refletiram e apontaram para o desafio do tempo atual.
Num tempo de consumismo, quando as relações humanas estão sendo consideradas objetos de consumo, construindo  relações afetivas sem compromisso responsável e definitivo; quando a ciência e a tecnologia estão colocadas exclusivamente a serviço do mercado; quando a avidez do mercado descontrola o desejo de crianças, jovens e adultos; quando se verifica uma tendência para afirmação exasperada de direitos individuais; vemos que há uma reação ao materialismo, uma busca de espiritualidade, de oração e de mística que expressa fome e sede de Deus.
  “ Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito da realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas”.(44)
  O Documento de Aparecida nos orienta a cultivar a família cristã, tendo como base o sacramento do matrimônio e  a partir dessa aliança gerar os filhos num ambiente de amor, fraternidade e de compromisso de com uma sociedade melhor, mais justa e solidária.
  Lembra que a “ família é a imagem de Deus que em seu mistério mais intimo não é uma solidão, mas uma família. Na comunhão de amor das três pessoas divinas, nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu ultimo destino.”(434)   
  O Documento de Aparecida nos induz ao caminho da Luz, guiados pelo Espírito Santo para sermos discípulos e missionários de Cristo.
 Sermos discípulos e missionários para levar a boa nova da dignidade humana, a boa nova da vida da família e a boa nova na atividade humana, para sermos o Continente da esperança e do amor.
 Somos chamados à santidade pelo seguimento a Jesus Cristo, para sermos parecidos com o Mestre e enviados para anunciar o Reino da Vida.
Somos chamados a ser discípulos e missionários na Igreja para viver a comunhão na diocese, na paróquia, na comunidade, enfim para sermos Luz do mundo.
 Para tanto é necessária uma formação integral, querigmática e permanente.
Assim podemos assumir a missão de viver e comunicar a vida nova em Cristo a nossos povos. Uma vida nova no Reino de Deus onde há justiça social e caridade cristã, dignidade humana e opção preferencial pelos pobres e excluídos, para uma autêntica libertação cristã.
                                                                                                                      Crescer na vida espiritual, significa seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
A partir do nosso batismo passamos a condição de Filhos de Deus, e ai recebemos uma missão, que é seguir o Cristo, tornar-se seu discípulo. E a medida que vamos crescendo na fé, vamos nos aproximando de Jesus. Vamos conhecendo a sua mensagem e o seu Projeto do Reino de Deus, e buscando um relacionamento mais intimo, pessoal e vivencial como Mestre. E  tudo isso envolve nosso conhecimento, nossa inteligência, nosso amor, enfim envolve toda a nossa pessoa e gera uma adesão total a Cristo.
E convertidos passamos a tomar parte no seu projeto de salvação do mundo. Pois vamos ver a realidade com olhar e o sentimento do Mestre, vamos perceber  o sofrimento , as esperanças e as aspirações dos seres humanos.
  O Papa João Paulo II afirmou que: “...encontrar Jesus hoje, é um dom de Deus e não simplesmente resultados de nossos esforços. Na verdade é ele quem nos busca, que amou primeiro, ele bate a nossa porta e precisamos acolhê-lo alegremente.”
  Mas, então, onde Jesus  está?
 Jesus está presente na Palavra, na Liturgia, na Eucaristia, na Oração e principalmente nos pobres. Ele está presente no mundo é o mediador entre Deus e o ser humano.
Todo o batizado precisa ter um encontro pessoal com Cristo, pois é necessário conhecer e entrar em comunhão de intimidade com o seu mistério. E não encontrá-lo como líder que apenas preciso imitar, mas com  Deus que e permanece vivo por sua ressurreição, através da Palavra e de seu espírito, aquele que é o nosso salvador.
 Jesus se fez homem para realizar o projeto do Pai, assim vemos  que o Mistério da Encarnação é fruto do amor do Pai, que dessa maneira expôs a sua intimidade trinaria divina.
Dessa forma Jesus torna-se presente na humanidade, para ser caminho vivo que nos conduz ao coração do mistério de Deus, que por ser Pai, não permanece fechado em si mesmo, mas se abre em auto doação infinta, do qual procedem o Filho e o Espírito.(Dicionário Catequético 632/33)
  Os apóstolos de Jesus souberam perceber a profundeza desse mistério de sua pessoa, deixaram-se impressionar e  tiveram uma opção de seguimento radical. Eles perceberam que Jesus é o caminho, a verdade e a vida., que a salvação está no seguimento dessa Luz. Daí a necessidade de estar junto a Luz para poder receber a graça, o amor e a vida eterna. Buscar uma aproximação com o Pai através do Filho pela ação do Espírito Santo.
Jesus esta presente na Eucaristia, no Sacramento da Reconciliação, na comunidade de fé reunida no amor fraterno(Mt18,20), nos pastores que o representam, naqueles que dão testemunho de luta pela justiça, pela paz e pelo bem comum.
 Jesus está presente no irmão, especialmente no pobre, no enfermo e nos aflitos. Também se faz presente na Palavra e na piedade popular, que se reflete em uma sede de Deus.
 As expressões de espiritualidade do catolicismo popular estão nas procissões, festas do padroeiro, novenas, rosários e vias-sacras, carinho aos santos e anjos, nas promessas e nas orações em família.  São maneiras simples de expressar a fé do povo, mas é preciso que se evangelize e se purifique essa piedade popular, ajudando o povo a crescer na fé e na espiritualidade.
 Em Maria, a Mãe de Deus, encontramos um caminho que é privilegiado pois nos conduz a Santíssima Trindade. Nela encontramos Cristo, com o Pai e o Espírito Santo e da mesma forma com os irmãos. Maria é a discípula mais perfeita do Senhor.
 Também os santos são lugares de encontro com Cristo, pois suas vidas foram marcadas por uma profunda espiritualidade.
 A Igreja Católica Apostólica Romana é casa de todo o discípulo de Jesus, nela estão reunidos todos aqueles que devem ser exemplo de vida e fé para todos nós.
                                                   Maria Ronety Canibal



Nenhum comentário:

Postar um comentário