Discurso de D.Orani Tempesta no encontro com os representantes da sociedade brasileira no teatro municipal .
Rio de Janeiro, (Zenit.org) Dom Orani Tempesta, O.Cist. |
Apresentamos o discurso de Dom Orani pronunciado dia 27 de julho, sábado, no encontro do Santo Padre Francisco com os representantes da sociedade brasileira no teatro municipal.
Vossa Santidade
Papa Francisco,
Santo Padre, aqui neste Teatro está refletida boa parte da sociedade brasileira, diversos atores sociais das mais diferentes áreas, abertos ao diálogo em busca de uma sociedade que seja mais justa, mais fraterna, mais livre, em profunda unidade com os ideais cristãos.
Estão aqui membros dos poderes judiciário, legislativo e executivo. Temos irmãos e irmãs das diversas denominações cristãs e também de diversas religiões, grupos representativos de diversas etnias indígenas. Estão conosco representantes do mundo das artes, das ciências, dos esportes e da cultura. Também estão autoridades militares, membros das organizações da sociedade civil e dos meios de comunicação.
Agradeço pela presença de todos e de cada um. Que este nosso encontro nos ajude a olhar para a mesma direção, mesmo com interesses diversos, querendo construir um mundo melhor para nós e para a nova geração.
Muitos foram os acontecimentos de importância para toda a sociedade carioca e para o País testemunhados por este Teatro Municipal. Que este local continue a proporcionar o fortalecimento de nossa democracia, sempre pautada pelo diálogo, pela busca do bem comum e pelo fim das desigualdades sociais.
A Igreja, em sua caminhada histórica, sem renunciar à sua missão evangelizadora, e até mesmo como consequência dela, tem procurado dialogar com toda a sociedade e desafiada a contribuir para colaborar na construção de um mundo mais justo e fraterno. As profundas transformações culturais de nossa “mudança de época” nos fazem vislumbrar um novo momento histórico, com o qual queremos colaborar.
Algumas semanas atrás, vimos grandes manifestações pacíficas de cidadãos brasileiros, em sua maioria jovens, expressando sua voz por um país mais justo e menos desigual, à procura de uma vida mais fraterna e digna. Isso deve tornar a participação das pessoas ainda mais responsável no cenário político e social brasileiro. Rezamos muito para que a juventude, impulsionada pela JMJ, fosse protagonista de um mundo novo, o que deve renovar a esperança em um novo amanhecer. E temos certeza de que, com valores cristãos, tudo ocorrerá em paz!
Sem sombra de dúvidas que a presença da sociedade civil em uma atitude mais protagonista fortalecerá uma renovação na democracia participativa, e ajudará a fomentar a consciência cidadã e a criar maiores espaços de participação política. Este encontro nos proporciona uma reflexão muito importante para discernirmos os caminhos a serem trilhados.
A participação política, consciente em busca do bem comum deve nortear cada debate, cada manifestação. Há, mesmo entre nós presentes aqui, diferentes formas de buscar uma democracia em que todos tenham voz e vez. Ainda que tenhamos diferentes olhares sobre a realidade da nossa sociedade, um ponto deve unir a todos: uma busca obstinada em valorizar o ser humano, em particular aqueles mais fragilizados. Precisamos e devemos afirmar o sonho da justiça, da paz e da geral reconciliação de todos.
Todos sabemos das preocupações de Vossa Santidade com relação à política para o bem comum, a diminuição da violência e da pobreza nesse mundo globalizado. Aqui estamos para ouvi-lo, e desde já agradecemos suas palavras. Obrigado, Santo Padre, por estar aqui conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário