quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A Década da Energia Sustentável

 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
Iniciamos neste ano de 2014, a década da energia sustentável aprovada pela ONU, para repensar o caminho e a matriz energética hegemônica no mundo. Não há como negar que a energia ainda está ligada a economia do carbono, dos combustíveis fósseis e aos megaprojetos de nuclearização atômica e de repressamento da água, sendo fator de agressão ao meio ambiente e de aumento do aquecimento global.

É necessário continuar dando passos que revertam esta situação, com a participação de todos os povos e multidões afetadas por esta política energética predatória: atingidos pelas barragens, povos das florestas, pescadores, ribeirinhos, nações indígenas e populações tradicionais. Torna-se necessário investir maciçamente nas energias renováveis e alternativas com a adoção de tecnologias limpas e não agressivas, especialmente no Brasil que tem uma oferta abundante de energia solar, eólica e de biomassa.
Por outra parte devemos questionar como fez em Brasília nos dias 7 a10 de agosto o FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO ENERGIA para quê, para quem e como? Neste mês em Porto Alegre nos dias 5 a 6, aconteceu o 4º FAS (Fórum Adeceano de Sustentabilidade), reunindo empresários e gestores públicos junto com as Igrejas Cristãs, para refletir e propor transformações pontoais que assinalem mudanças e rumos diferentes na produção e distribuição de energia.
A política energética atual tem um perfil e um destino eletro intensivo e está focada em dar suporte a exploração e industrialização de minérios. Falta controle social e democratização nas decisões que inspiram e definem a política energética mundial e nacional. Para nós cristãos o Deus revelado na Sarça Ardente (Ex. 3,2), isto éum arbusto que queimava mas não se consumia, sugere também o cuidado da Providência Amorosa divina, de suprir com energia a terra sem agredi-la.
Queremos uma energia para a vida, sustentável, que beneficie a todas aspessoas e criaturas, uma política energética descentralizada, com a intervenção dos povos e comunidades, para que a luz brilhe para todos/as. Que o Deus da luz e da vida abençoe e inspire estas iniciativas por uma energia sustentável e benfazeja. Deus seja louvado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário