sábado, 2 de agosto de 2014

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY - Dia do Padre


João Maria Vianney era conhecido como “Santo Cura d’Ars”, que significa Santo Padre de Ars. Foi canonizado em 1925 e proclamado pela Igreja “Padroeiro dos Párocos”. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 04 de agosto que ficou sendo o dia do padre.


João Maria Vianney, era de origem pobre e humilde, nasceu em 08 de Maio de 1786 em uma pequena aldeia, Dardilly, a dez quilômetros ao norte de Lyon, na França. Desde pequeno queria ser padre a todo custo, mas esbarrou em dois obstáculos: pobreza e, sobretudo a escassa inteligência.
Em 1813, com vinte anos, ele ingressou no seminário Santo Irineu, em Lyon. Todos os cursos que devia fazer eram dados em latim. O problema surgiu de imediato; João Maria não entendia nada, e nas provas do primeiro mês tirou notas baixas, que o desclassificaram, mas estas notas não eram definitivas. Insiste em entrar na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, mas não é admitido pelas mesmas razões. Por causa disto, teve de voltar para Ecully, para estudar Teologia com seu amigo, padre Balley, que lhe ensinou em francês, língua materna de Vianney, e no final do curso, foi aprovado.
João Maria Batista Vianney era simples, por isso, quando chegou na capelania do povoado de Ars, devolveu alguns móveis à proprietária, deixando somente o necessário. Viveu toda a sua vida dedicada a Deus, repousava de 02 a 04 horas no máximo por noite. Quando acordava ia a Igreja, rezava diante do Sacrário e depois ia confessar seus paroquianos. Eram inúmeras as pessoas que vinham se confessar com ele. Chegava a ficar 14 horas confessando os paroquianos.
João Maria gostava muito de São Francisco de Assis, por isso, foi inscrito na Ordem Terceira Franciscana. Ele amava os pobres e os ajudava sempre, seja com dinheiro (quando tinha), e principalmente com constante e dedicada assistência espiritual. O padre Vianney transformou o lugarejo de Ars em uma aldeia menos atéia, com mais amor a Deus do que aos prazeres terrenos.
Sua vida foi de intenso trabalho, pouca alimentação, jejum e penitência. Aos 73 anos de idade, no dia 04 de Agosto de 1859, morre placidamente. Nos dias 04 e 05, trezentos padres mais ou menos e uma incalculável multidão desfilaram diante do seu Corpo, em prantos, para despedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário