quinta-feira, 31 de julho de 2014

Espiritualidade Litúrgica

      
         Liturgia é o momento culminante da vida cristã, pelo qual, como irmãos unidos na mesma fé nos encontramos com Deus, nosso Pai. É a fonte onde a comunidade busca a força e o alimento para a caminhada.
         A Liturgia cristã é uma resposta de fé e amor, que o homem eleva a Deus, em retribuição as bênçãos espirituais recebidas do Pai. É a Igreja unida a seu Senhor sob a ação do Espírito Santo, que bendiz o Pai pelo seu dom inefável através da adoração, do louvor e da ação de graças.
          Vamos lembrar que quando nos reunimos para celebrar nos reunimos com o Deus Pai, com a Igreja , sob ação do Espírito Santo com a presença real de Jesus Cristo.
          A Liturgia é também o exercício de sacerdócio de Jesus Cristo, lugar onde se realiza a santificação do homem. É a memória do Mistério Pascal de Cristo, que se faz presente, pois abraça todos os tempos , pela ação do Espírito Santo.
           O Espírito Santo na Liturgia tem a missão de preparar a assembléia para encontrar-se com Cristo, recordar e manifestar Cristo à fé da comunidade, para torná-lo presente e atualizar a obra salvifica de Jesus Cristo.
            A espiritualidade litúrgica leva o cristão a identificar-se com Cristo, faz assimilar o seu projeto do Reino de Deus e a buscar o crescimento na vivencia dos sacramentos.
             Portanto a espiritualidade litúrgica é uma atitude permanente de oração, um caminhar na presença do Senhor, um orar sempre. Pois a experiência espiritual cristã não se realiza sem a participação na celebração litúrgica e tão pouco se restringe a Rito.
            Por isso precisamos tomar consciência da sacralidade da Liturgia, precisamos aprender a ter uma postura de fé e respeito do ambiente sagrado, pois ali se encontra Deus presente. Devemos ter cuidado no vestir e nos portar-se diante de Deus.
            Podemos dizer que a espiritualidade nos faz celebrar a vida, louvar e bendizer a Trindade Santa em todos os momentos, e não apenas em horas e dias determinados.
            A participação na Missa nos faz entrar em contato com o mistério salvifico de Deus, o mistério Pascal de Cristo, que veio para transformar a nossa vida, para mudar o mundo.
             A espiritualidade da liturgia nos leva para uma vida nova em Cristo.

                                         Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário