A MEDALHA
DE SÃO BENTO
Bento
nasceu em Núrcia, não muito longe de Roma, em 480, seus pais de nobre linhagem,
o enviaram para Cidade Eterna, a fim de que se formasse nas ciências liberais,
visando uma boa colocação na magistratura. O Império Romano estava
esfacelando-se frete à pressão dos invasores bárbaros.O último imperador Rômulo
Augístulo entregou o comando da Itália a Odoacro,rei dos hérulos, em 476. O
ambiente romano era leviano e frívolo demais para o jovem estudante Bento que,
aspirando a idéias superiores, acabou se desgostando.
Retirou-se
às montanha da Úmbria e, imitando o exemplo de outros eremitas, escolheu uma
gruta quase inacessível num penhasco chamado Subiaco, afim de entregar-se à
oração, à meditação e à ascese cristã. Outro eremita, de vez em quando lhe
fazia descer num cesto um pouco de pão para completar a pouca alimentação.
Não
existiam ainda, na Itália, instituições monásticas, ao contrário do Oriente,
onde, onde já havia uma tradição a respeito. Os mosteiros fundados por Santo
Honorato e Santo Cassiano um século antes na França eram pouco conhecidos na
Itália.
Bento
sentiu-se inspirado em fazer a sua experiência eremítica e monástica. Ficou
três anos na solidão daquela gruta; sua experiência aos poucos, contagiou
outros jovens desejosos de cultivar os valores espirituais. Entre os primeiros
disciípulos, contam-se São Mauro e São Plácido.
A
experência de São Bento foi amadurecendo com o estudo das Regras
monáticas de São Pacômio e de São Basílio, procurando assimiliar o que havia de
melhor e adaptando-o ao espírito romano. Aos 40 anos de idade, não encontrando
mais condições de sossego, por interferências estranhas, Bento deixa subiaco,
ruma para o sul de Roma. e constrói o famoso mosteiro de Monte Cassino,
considerado o centro propulsor da vida beneditina em todos os tempos.
No cume de
um monte, este mosteiro devia realizar o ideal de vida consagrada: não em
cenóbios em que o monge vive sozinho, exposto a perigos e ilusões de fixismo
religioso, mas em vida comunitária sob a direção de um mestre espititual, o abade
(abbas=pai) num mosteiro auto suficiente.
A expansão
que calcançou esta iniciativa monástica foi impressionante.Duzentos anos mais
tarde, a Regra Beneditina vigorava em toda a Europa eliminando praticamente
todas as demais formas de vida consagrada.
Este
sucesso não foi casual, mas inerente ao equilíbrio e sensatez da Regra. Pois o
fim da Regra de São Bento era formar cristãos perfeitos, seguindo os
ensinamentos de Jesus Cristo , mediante a prática dos mandamentos e conselhos
evangélicos.Essa perfeição, pensava o santo, era mais fácil de ser atingida na
vida comunitária do que na solidão. Neste sentido, a Regra de Sào Bento marca
um claro progresso em relação à regra individual, eremítica ou cenobítica.
Outro
precioso fator era o equilíbrio e a moderação. A Regra devia ser possível a
todos e adaptável
à capacidade de cada um, de modo que os fortes, possam desejar mais e os fracos não se sintam desencorajados. Nela há uma dosagen equilibrada de entre trabalho manual e ot tempo de repouso, de oração e estudo. ORA ET LABORA, "oração e trabalho", era seu lema: oração tranformada em trabalho e trabalho em oração, pela fé e obediência. O convívio fraterno completa o equilíbrio psicológico.
à capacidade de cada um, de modo que os fortes, possam desejar mais e os fracos não se sintam desencorajados. Nela há uma dosagen equilibrada de entre trabalho manual e ot tempo de repouso, de oração e estudo. ORA ET LABORA, "oração e trabalho", era seu lema: oração tranformada em trabalho e trabalho em oração, pela fé e obediência. O convívio fraterno completa o equilíbrio psicológico.
Os
mosteiros beneditinos se tornaram na Idade Média centros de civilização
integral, faróis de evangelização e ciência, escolas de agricultura. Deram à
Igreja inúmeros homens de grande ciência e santidade. Das fileiras
beneditinas saíram 23 papas, cinco mil bispos e os santos canonizados são cerca
de três mil.
A poucos
quilômetros de Monte Cassino, Santa Escolástica, irmã de São Bento, adotou a
Regra para as mulheres, dando origem às monjas beneditinas.
São Bento
faleceu em Monte Cassino
em 547 no dia 21 de março, com 67 anos de idade. Sua figura histórica
agigantou-se cada vez mais, encontrando rápida ressonância na literatura, na
arte e sobretudo na vida religiosa consagrada. A Igreja o reconhece como o
padroeiro da Europa. Antiga tradição beneditina colocou sua festa no dia 11 de
julho com o nome "Patrocínio".
Fonte: Dom
Sevilho Conti, I.M.C.
Do livro Santo do Dia/Vozes
Do livro Santo do Dia/Vozes
São Bento servia-se do Sinal da Cruz
para fazer milagres e vencer as tentações. Daí, veio o costume, muito antigo,
de representa-lo com a cruz na mão.
Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente ileso. O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais:
. CSPB que em latim querem dizer: Crux Sancti Patris Benedicti; (que em português significa: Cruz do Santo Pai Bento).
Na haste vertical da cruz leêm-se as iniciais:
. CSSML: ou seja: Crux Sacra Sit Mihi Lux (em português: A Cruz Seja MinhaLuz).
E na Haste horizontal:
. NDSMD: ou seja: Non Draco Sit Mihi Dux: ( que m portugês significa: Não seja o dragão o meu guia).
No alto da cruz está gravada a palavra PAX: paz que é lema da Ordem de São Bento. Ãs vezes Pax é substituído pelo monograma de Cristo: I H S (Jesus Homem Salvador).
A partir da direita de Paz, estão as iniciais:
. VRSNSMV: Vade Retro Satana. Nanquam suade mihi Vana, que em português quer dizer: Retira-te Satanás, Nunca me acoonselhes com suas vãs!
E a seguir:
. SMQLIVB: ou seja: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas, cuja tradução é: É mau o que ofereces; bebe tu mesmo os teus Venenos!
Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente ileso. O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais:
. CSPB que em latim querem dizer: Crux Sancti Patris Benedicti; (que em português significa: Cruz do Santo Pai Bento).
Na haste vertical da cruz leêm-se as iniciais:
. CSSML: ou seja: Crux Sacra Sit Mihi Lux (em português: A Cruz Seja MinhaLuz).
E na Haste horizontal:
. NDSMD: ou seja: Non Draco Sit Mihi Dux: ( que m portugês significa: Não seja o dragão o meu guia).
No alto da cruz está gravada a palavra PAX: paz que é lema da Ordem de São Bento. Ãs vezes Pax é substituído pelo monograma de Cristo: I H S (Jesus Homem Salvador).
A partir da direita de Paz, estão as iniciais:
. VRSNSMV: Vade Retro Satana. Nanquam suade mihi Vana, que em português quer dizer: Retira-te Satanás, Nunca me acoonselhes com suas vãs!
E a seguir:
. SMQLIVB: ou seja: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas, cuja tradução é: É mau o que ofereces; bebe tu mesmo os teus Venenos!
Oração Para Alcançar uma
Graça
Ó Glorioso Patriarca São Bento, que
vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós.
recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas
aflições ; que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de
nós todas as desgraças tanto corporais como as esperituais, especialmente o mal
do pecado. Alcançai do Senho a graça ---- que vos suplicamos ; finalmente vos
pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus
convosco no Paraiso. Amém.
Requisitos Para Uso da Medalha
Requisitos Para Uso da Medalha
O uso habitual da medalha tem por
efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, pricipalmente quando
se tem confiança nos méritos de grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de
Nosso Senhor Jesus Cristo!
São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos às esta medalha. Ela nos assegura poderos socorro contra as ciladas do demônio e tembém para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.
Igualmente, nos protege contra os acidentes de toda espécie.
Contudo a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessario que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade seja purificada, para que aumentem nossos méritos.
O símbolo de nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias; a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento, como São José, são padroeiros da boa morte.
Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e na amizade de Deus. Portanto, é preciso servi-lo e ama-lo, cumprindo todos os deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja.
São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos às esta medalha. Ela nos assegura poderos socorro contra as ciladas do demônio e tembém para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.
Igualmente, nos protege contra os acidentes de toda espécie.
Contudo a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessario que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade seja purificada, para que aumentem nossos méritos.
O símbolo de nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias; a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento, como São José, são padroeiros da boa morte.
Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e na amizade de Deus. Portanto, é preciso servi-lo e ama-lo, cumprindo todos os deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja.
Nem o demônio , nem alguma criatura,
tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.
Em resumo, o efeito da medalha de São
Bento depende em grande parte disposições da pessoa para com Deus e da
observância dos requisitos acima mencionados.
(Recomenda-se aos que usarem a
medalha rezarem diariamente as orações cujas iniciais estão na medalha,
acrecentando o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).
A Ordem de São Bento festja seu
fundador nos dias 21 de março e 11 de julho
São Bento é representado segurando na
mão o livro de Regra que escreveu para os mongese, na outra mão, a cruz.
Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:
EIUS -IN-OBITU-NRO-PRAESENTIA - MUIAMUR- Em portugês: "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte.
Prece: Rogai por nós Glorioso Patriarca São
Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:
EIUS -IN-OBITU-NRO-PRAESENTIA - MUIAMUR- Em portugês: "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte.
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